LEGADO DE PEDRO

Sexta-Feira, 16 de Maio de 2014, 07h:15 | Atualizado: 16/05/2014, 08h:05

Sentinela da esperança

Paulo Gabriel

Padre Paulo Gabriel

“Deus é gente boa”. Pedro conta que ouviu dizer isso a um sertanejo e achou que era uma boa definição de Deus. Com a experiência de mais de 20 anos ao seu lado, afirmo: “Pedro é gente boa, no melhor sentido da palavra, um homem humanizado na luta”.

HOMEM LIVRE, COM ALMA DE MISSIONÁRIO

Pedro é, sobretudo, um homem livre. “Pedro-liberdade” seria seu nome se ele pudesse ter escolhido. Livre diante de instituições políticas ou religiosas, livre diante das pessoas e das ideologias. “A verdade vos libertará”, disse Jesus. Pedro é verdadeiro e livre. Alma de missionário, sempre inquieto. “Palito elétrico”; foi o codinome que a ditadura deu para ele.

PÉS NO CHÃO, ALMA NAS ESTRELAS, REALISTA E UTÓPICO

Pedro é catalão e há uma expressão nessa língua que define bem sua forma de ser: “El seny i La rauxa”.  “El seny” é o bom senso, o equilíbrio, o sentido prático e realista.

“La rauxa” é a paixão, a utopia, o sonho. Pedro é simultaneamente as duas coisas, é o orador de palavra inflamada e o poeta que vai fundo na alma; o revolucionário que forja o futuro e o místico silencioso.

HOMEM DE FÉ, HOMEM DE ORAÇÃO

É a partir da fé no Deus da vida - encarnado em Jesus de Nazaré - que Pedro age. Por Ele e para Ele vive. Seu rosto visível nos rostos de todos os seres da criação, sobretudo no rosto do pobre. Ignorar isto é desconhecer Pedro. É um homem radical, como radical foi seu mestre, Jesus.

EXTREMAMENTE BEM HUMORADO; GOZADOR ATÉ

O humor, ouvi Pedro dizer um dia a uma jornalista que o entrevistava, é sinal de inteligência. Admirava-se ela das brincadeiras que Pedro fazia de si mesmo. “Mas o senhor é extremamente gozador!”, exclamou.

Bom humor é o outro nome da alegria, que é outro dos frutos do Espírito. Nada lhe tira o sono ou a paz interior. Como diria Sancho Panza no “Quixote”: “Duerme a pierna suelta”. E sabe rir de si mesmo, o que significa boa saúde psíquica.

AUSTERO E POBRE

Por opção, Pedro é pobre e vive pobremente: casa humilde, meios de vida simples, povo no meio do povo, descalço e a pé na terra vermelha. Aí está a força do seu testemunho. Coerência total entre a palavra e a ação. Antes de falar ele vive o que crê.

SENSIBILIDADE E AFETO À FLÔR DA PELE

A sensibilidade abre espaços infinitos de luz e encanto, mas às vezes dói; nos deixa vulneráveis. Pedro é um homem sensível e ao perceber tão profundamente a realidade, sofre – sobretudo – pelos outros. Suas causas são mais importantes que sua vida: os povos indígenas, os lavradores, o meio ambiente, os Sem Terra, os excluídos de todos os povos, a humanidade toda.

PEDRO TEIMOSO, PEDRO CORAJOSO

“Êta homem corajoso”, “Pedro é cabra macho”. Muitas vezes ouvi essas expressões do povo sertanejo referindo-se a Pedro. Só um homem corajoso como ele para enfrentar - como ele enfrentou - o governo militar, a ditadura, o latifúndio, as multinacionais...

LEITOR VORAZ, CAPACIDADE ASSOMBROSA DE TRABALHO, SEMPRE ANDARILHO

Pedro lia muito, agora – já incapacitado para a leitura - outros leem para ele. Homem bem informado, bom de comunicação, sempre imaginando coisas, articulando ações, caminheiro incansável nas estradas do sertão.

PEDRO PERFECCIONISTA

“Pedro é um perfeccionista”; comentou comigo uma amiga comum. A intuição feminina não falha. Em tudo busca a perfeição, mas antes de exigi-la aos outros, exige-a a si mesmo. Mediocridade é uma palavra que detesta.

HOMEM DE ESPERANÇA MILITANTE

“Acima de tudo, a esperança”. Isso é o que agora mais ouço dele. Agora está com 86 anos e o Parkinson avançado, dependente dos outros, com dificuldades para falar e enxergar. Logo ele, que via tão longe e tinha na palavra de fogo uma força irresistível.  “Podem nos roubar tudo, menos a fiel esperança”. Esse é o seu testamento.

Paulo Gabriel, religioso da Ordem de Santo Agostinho, padre, jornalista e poeta.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • joao da silva | Sexta-Feira, 16 de Maio de 2014, 09h22
    1
    1

    Quando vejo reportagem enaltecendo homens como Dom Pedro mais sinto falta do papado de Bento ! ESSE HOMEM JUNTO DE TODA ESCORIA DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇAO DEVERIAM SER EXCOMUNGADOS ( ASSIM COMO FOI FEITO COM LEONARDO BOFF ) ! Comunismo e Igreja são como oleo e agua nao se mistura

De fora da disputa em Rondonópolis

percival muniz 400   O pecuarista Percival Muniz (foto), hoje "mergulhado" nas duas fazendas na região do Xingu, adianta que não será candidato a prefeito de Rondonópolis, posto já ocupado por ele por três vezes. Mesmo com recall junto à população de bom gestor e popular, ele é...

Conselheira e o faturamento familiar

jaqueline jacobsen curtinha 400   Está repercutindo muito mal para a conselheira substituta do TCE-MT Jaqueline Jacobsen (foto) a notícia publicada pelo site O Livre, nesta sexta, de que a sua irmã, advogada Camila Jacobsen, em sociedade com Eveline Guerra, filha da conselheira, são sócias da "Jacobsen &...

Selma vê maior conforto no Podemos

selma curtinha 400   No grupo de WhatsApp "PSL Mulher MT", Selma Arruda (foto) escreveu um texto de despedida do partido. Disse estar chateada "com tudo isso", mas que não perdeu a fé e que o Governo Bolsonaro vai dar certo. Afirma sair do PSL com "coração partido" e que continua com os mesmos ideais no Podemos, onde...

Podemos esperando Selma se salvar

alvarodias_curtinhas   Na busca para ampliar a bancada do Podemos no Senado, o senador Alvaro Dias, derrotado à presidência no ano passado, só correu atrás de Selma, no sentido de convencê-la a se filiar no partido, depois que foi informado que ela tem chances reais de derrubar no TSE a cassação por...

Fávaro e esperança em assumir vaga

carlosfavaro_curtinha   O representante do escritório de MT em Brasília Carlos Fávaro (PSD) está convicto de que a senadora Selma não só será cassada de vez pelo TSE nos próximos meses, como a decisão da Corte lhe permitirá assumir a vaga enquanto não for eleito um novo...

Maturidade e nova visão sobre o TCE

janaina_riva_curtinha   No segundo mandato e sentindo-se mais madura politicamente, apesar de ainda bem jovem – completou 30 anos em 21 de janeiro – a deputada Janaína Riva revela que pensa diferente sobre a indicação de políticos ao cargo de conselheiro do TCE. Ao autorizar os colegas a derrubar a...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Mauro Mendes?

excelente

bom

regular

ruim

péssimo

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.