LEGADO DE PEDRO

Sexta-Feira, 16 de Maio de 2014, 07h:15 | Atualizado: 16/05/2014, 08h:05

Sentinela da esperança

Paulo Gabriel

Padre Paulo Gabriel

“Deus é gente boa”. Pedro conta que ouviu dizer isso a um sertanejo e achou que era uma boa definição de Deus. Com a experiência de mais de 20 anos ao seu lado, afirmo: “Pedro é gente boa, no melhor sentido da palavra, um homem humanizado na luta”.

HOMEM LIVRE, COM ALMA DE MISSIONÁRIO

Pedro é, sobretudo, um homem livre. “Pedro-liberdade” seria seu nome se ele pudesse ter escolhido. Livre diante de instituições políticas ou religiosas, livre diante das pessoas e das ideologias. “A verdade vos libertará”, disse Jesus. Pedro é verdadeiro e livre. Alma de missionário, sempre inquieto. “Palito elétrico”; foi o codinome que a ditadura deu para ele.

PÉS NO CHÃO, ALMA NAS ESTRELAS, REALISTA E UTÓPICO

Pedro é catalão e há uma expressão nessa língua que define bem sua forma de ser: “El seny i La rauxa”.  “El seny” é o bom senso, o equilíbrio, o sentido prático e realista.

“La rauxa” é a paixão, a utopia, o sonho. Pedro é simultaneamente as duas coisas, é o orador de palavra inflamada e o poeta que vai fundo na alma; o revolucionário que forja o futuro e o místico silencioso.

HOMEM DE FÉ, HOMEM DE ORAÇÃO

É a partir da fé no Deus da vida - encarnado em Jesus de Nazaré - que Pedro age. Por Ele e para Ele vive. Seu rosto visível nos rostos de todos os seres da criação, sobretudo no rosto do pobre. Ignorar isto é desconhecer Pedro. É um homem radical, como radical foi seu mestre, Jesus.

EXTREMAMENTE BEM HUMORADO; GOZADOR ATÉ

O humor, ouvi Pedro dizer um dia a uma jornalista que o entrevistava, é sinal de inteligência. Admirava-se ela das brincadeiras que Pedro fazia de si mesmo. “Mas o senhor é extremamente gozador!”, exclamou.

Bom humor é o outro nome da alegria, que é outro dos frutos do Espírito. Nada lhe tira o sono ou a paz interior. Como diria Sancho Panza no “Quixote”: “Duerme a pierna suelta”. E sabe rir de si mesmo, o que significa boa saúde psíquica.

AUSTERO E POBRE

Por opção, Pedro é pobre e vive pobremente: casa humilde, meios de vida simples, povo no meio do povo, descalço e a pé na terra vermelha. Aí está a força do seu testemunho. Coerência total entre a palavra e a ação. Antes de falar ele vive o que crê.

SENSIBILIDADE E AFETO À FLÔR DA PELE

A sensibilidade abre espaços infinitos de luz e encanto, mas às vezes dói; nos deixa vulneráveis. Pedro é um homem sensível e ao perceber tão profundamente a realidade, sofre – sobretudo – pelos outros. Suas causas são mais importantes que sua vida: os povos indígenas, os lavradores, o meio ambiente, os Sem Terra, os excluídos de todos os povos, a humanidade toda.

PEDRO TEIMOSO, PEDRO CORAJOSO

“Êta homem corajoso”, “Pedro é cabra macho”. Muitas vezes ouvi essas expressões do povo sertanejo referindo-se a Pedro. Só um homem corajoso como ele para enfrentar - como ele enfrentou - o governo militar, a ditadura, o latifúndio, as multinacionais...

LEITOR VORAZ, CAPACIDADE ASSOMBROSA DE TRABALHO, SEMPRE ANDARILHO

Pedro lia muito, agora – já incapacitado para a leitura - outros leem para ele. Homem bem informado, bom de comunicação, sempre imaginando coisas, articulando ações, caminheiro incansável nas estradas do sertão.

PEDRO PERFECCIONISTA

“Pedro é um perfeccionista”; comentou comigo uma amiga comum. A intuição feminina não falha. Em tudo busca a perfeição, mas antes de exigi-la aos outros, exige-a a si mesmo. Mediocridade é uma palavra que detesta.

HOMEM DE ESPERANÇA MILITANTE

“Acima de tudo, a esperança”. Isso é o que agora mais ouço dele. Agora está com 86 anos e o Parkinson avançado, dependente dos outros, com dificuldades para falar e enxergar. Logo ele, que via tão longe e tinha na palavra de fogo uma força irresistível.  “Podem nos roubar tudo, menos a fiel esperança”. Esse é o seu testamento.

Paulo Gabriel, religioso da Ordem de Santo Agostinho, padre, jornalista e poeta.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • joao da silva | Sexta-Feira, 16 de Maio de 2014, 09h22
    1
    1

    Quando vejo reportagem enaltecendo homens como Dom Pedro mais sinto falta do papado de Bento ! ESSE HOMEM JUNTO DE TODA ESCORIA DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇAO DEVERIAM SER EXCOMUNGADOS ( ASSIM COMO FOI FEITO COM LEONARDO BOFF ) ! Comunismo e Igreja são como oleo e agua nao se mistura

SD e chapa competitiva pra vereador

aluizio lima 400   Comandado no Estado por Zé do Pátio, prefeito de Rondonópolis, o Solidariedade ganhou novos filiados em Cuiabá e já tem uma lista de 32 pré-candidatos a vereador, numa expectativa de conquistar até quatro cadeiras. Além dos recém-filiados, vereadores Vinicius Hugueney...

MDB diz apostar em Thiago em Roo

thiago silva 400 curtinha   Dirigentes do MDB contestam o registro em nota no Curtinhas, assegurando que a oposição está forte em Rondonópolis e que deve unificar os grupos políticos e derrotar o projeto de reeleição do prefeito Zé do Pátio. Pesquisas internas estão deixando...

Pátio, adversários fracos e reeleição

ze do patio 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis Zé do Pátio (foto), por mais populista, demagogo e com uma gestão avaliada pela maioria como desastrosa, caminha a passos largos para conquista de mais um mandato. Tende a vencer pela lógica do menos pior. Seus virtuais adversários são...

Pode recebe 2 já derrotados em BG

sandro saggin curtinha 400   O Podemos conseguiu juntar em Barra do Garças o grupo de dois já derrotados à prefeitura, Daltinho, que também foi deputado e em 2018 teve votação pífia na tentativa de reeleição, e Sandro Saggin (foto), um "eterno" candidato. Entregue ao ostracismo,...

Câmara de Barra devolve R$ 100 mil

joao rodrigues 400 presidente c�mara barra do gar�as   A Câmara Municipal de Barra do Garças devolveu à prefeitura R$ 100 mil para serem investidos em medidas de combate ao novo coronavírus. O presidente do Legislativo, vereador João Rodrigues de Souza, o doutor...

Auditor assume Secretaria de Controle

demilson nogueira 400   O auditor Newton Gomes Evangelista, servidor de carreira, é o novo secretário de Controle Interno da Assembleia. Ele já respondeu também pela Auditoria-Geral da Casa. Newton assumiu a Controladoria Interna no lugar do ex-prefeito de Ponte Branca, Demilson Nogueira (foto), que deixou o posto...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.