LEGADO DE PEDRO

Sexta-Feira, 16 de Maio de 2014, 07h:15 | Atualizado: 16/05/2014, 08h:05

Sentinela da esperança

Paulo Gabriel

Padre Paulo Gabriel

“Deus é gente boa”. Pedro conta que ouviu dizer isso a um sertanejo e achou que era uma boa definição de Deus. Com a experiência de mais de 20 anos ao seu lado, afirmo: “Pedro é gente boa, no melhor sentido da palavra, um homem humanizado na luta”.

HOMEM LIVRE, COM ALMA DE MISSIONÁRIO

Pedro é, sobretudo, um homem livre. “Pedro-liberdade” seria seu nome se ele pudesse ter escolhido. Livre diante de instituições políticas ou religiosas, livre diante das pessoas e das ideologias. “A verdade vos libertará”, disse Jesus. Pedro é verdadeiro e livre. Alma de missionário, sempre inquieto. “Palito elétrico”; foi o codinome que a ditadura deu para ele.

PÉS NO CHÃO, ALMA NAS ESTRELAS, REALISTA E UTÓPICO

Pedro é catalão e há uma expressão nessa língua que define bem sua forma de ser: “El seny i La rauxa”.  “El seny” é o bom senso, o equilíbrio, o sentido prático e realista.

“La rauxa” é a paixão, a utopia, o sonho. Pedro é simultaneamente as duas coisas, é o orador de palavra inflamada e o poeta que vai fundo na alma; o revolucionário que forja o futuro e o místico silencioso.

HOMEM DE FÉ, HOMEM DE ORAÇÃO

É a partir da fé no Deus da vida - encarnado em Jesus de Nazaré - que Pedro age. Por Ele e para Ele vive. Seu rosto visível nos rostos de todos os seres da criação, sobretudo no rosto do pobre. Ignorar isto é desconhecer Pedro. É um homem radical, como radical foi seu mestre, Jesus.

EXTREMAMENTE BEM HUMORADO; GOZADOR ATÉ

O humor, ouvi Pedro dizer um dia a uma jornalista que o entrevistava, é sinal de inteligência. Admirava-se ela das brincadeiras que Pedro fazia de si mesmo. “Mas o senhor é extremamente gozador!”, exclamou.

Bom humor é o outro nome da alegria, que é outro dos frutos do Espírito. Nada lhe tira o sono ou a paz interior. Como diria Sancho Panza no “Quixote”: “Duerme a pierna suelta”. E sabe rir de si mesmo, o que significa boa saúde psíquica.

AUSTERO E POBRE

Por opção, Pedro é pobre e vive pobremente: casa humilde, meios de vida simples, povo no meio do povo, descalço e a pé na terra vermelha. Aí está a força do seu testemunho. Coerência total entre a palavra e a ação. Antes de falar ele vive o que crê.

SENSIBILIDADE E AFETO À FLÔR DA PELE

A sensibilidade abre espaços infinitos de luz e encanto, mas às vezes dói; nos deixa vulneráveis. Pedro é um homem sensível e ao perceber tão profundamente a realidade, sofre – sobretudo – pelos outros. Suas causas são mais importantes que sua vida: os povos indígenas, os lavradores, o meio ambiente, os Sem Terra, os excluídos de todos os povos, a humanidade toda.

PEDRO TEIMOSO, PEDRO CORAJOSO

“Êta homem corajoso”, “Pedro é cabra macho”. Muitas vezes ouvi essas expressões do povo sertanejo referindo-se a Pedro. Só um homem corajoso como ele para enfrentar - como ele enfrentou - o governo militar, a ditadura, o latifúndio, as multinacionais...

LEITOR VORAZ, CAPACIDADE ASSOMBROSA DE TRABALHO, SEMPRE ANDARILHO

Pedro lia muito, agora – já incapacitado para a leitura - outros leem para ele. Homem bem informado, bom de comunicação, sempre imaginando coisas, articulando ações, caminheiro incansável nas estradas do sertão.

PEDRO PERFECCIONISTA

“Pedro é um perfeccionista”; comentou comigo uma amiga comum. A intuição feminina não falha. Em tudo busca a perfeição, mas antes de exigi-la aos outros, exige-a a si mesmo. Mediocridade é uma palavra que detesta.

HOMEM DE ESPERANÇA MILITANTE

“Acima de tudo, a esperança”. Isso é o que agora mais ouço dele. Agora está com 86 anos e o Parkinson avançado, dependente dos outros, com dificuldades para falar e enxergar. Logo ele, que via tão longe e tinha na palavra de fogo uma força irresistível.  “Podem nos roubar tudo, menos a fiel esperança”. Esse é o seu testamento.

Paulo Gabriel, religioso da Ordem de Santo Agostinho, padre, jornalista e poeta.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • joao da silva | Sexta-Feira, 16 de Maio de 2014, 09h22
    1
    1

    Quando vejo reportagem enaltecendo homens como Dom Pedro mais sinto falta do papado de Bento ! ESSE HOMEM JUNTO DE TODA ESCORIA DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇAO DEVERIAM SER EXCOMUNGADOS ( ASSIM COMO FOI FEITO COM LEONARDO BOFF ) ! Comunismo e Igreja são como oleo e agua nao se mistura

Romoaldo, prescrição e elegibilidade

romoaldo junior 400 curtinha   Assim como Wilson Santos, o deputado Romoaldo Júnior (foto) assegura que hoje também está elegível porque uma condenação de dois anos e três meses de prisão, inclusive com perda do mandato, acabou prescrita. Ele disse que ainda não sabe se disputará...

Juca quer ex-deputado no Gabinete

roberto nunes 400   O presidente do Legislativo cuiabano, vereador Juca do Guaraná, disse que irá convidar o ex-vereador, ex-vice-prefeito e ex-deputado estadual Roberto Nunes (foto) para assumir a Chefia de Gabinete da Presidência. Enfatiza que Roberto é bem articulado politicamente, tem habilidade e experiência e,...

Governo "desmama" senador do Dnit

wellington fagundes 400   O Governo Bolsonaro conseguiu, enfim, "desmamar" Wellington Fagundes (foto) do Dnit. Há décadas, entra e sai governo e o ex-deputado federal por seis mandatos (24 anos) e no cargo de senador desde 2015 vinha indicando apadrinhados no cargo de superintendente regional do Dnit em MT. O último foi Orlando...

Ex-deputado demitido de assessoria

luiz soares 400   O ex-deputado Luiz Soares (foto), hoje com 63 anos, foi exonerado do cargo de assessor parlamentar do contemporâneo Wilson Santos. Ganhava quase R$ 10 mil brutos. Estava lotado no gabinete do deputado tucano havia quase dois anos. Soares é pensionista do extinto Fundo de Assistência Parlamentar, ganhando...

Arsec concede reajuste; prefeito veta

alexandro adriano arsec 400   No último dia 22, a diretoria-executiva colegiada da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), presidida por Alexandro Adriano Lisandro (foto), aprovou índice de reajuste de 2,21% nas tarifas de água e esgoto. E...

Novo ensaio do privilegiado Neurilan

neurilan fraga 400   Neurilan Fraga (foto) transformou mesmo a AMM não apenas num cabide de emprego, mas numa entidade para, em alguns casos, atender a seus interesses pessoais. Ali, investido no cargo de presidente, inclusive já pelo quarto mandato, mesmo não sendo mais prefeito, ele se articula politicamente o tempo todo....

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.