RETROSPECTIVA-2009
Governador faz 7 mudanças no 1º escalão
01/01/2010, 08h:00 - Atualizado: 26/12/2010, 12h:15
Ao longo de 2009, o governador Blairo Maggi (PR) alterou o comando de sete secretarias. Foram 13 mudanças, entre solenidades de posse e exonerações. A primeira ocorreu em fevereiro com a nomeação do ex-presidente da AMM e ex-prefeito de Nova Marilândia por dois mandatos José Aparecido dos Santos, o Cidinho (PR), como secretário Extraordinário de Projetos Estratégicos. O cargo estava vago desde a morte de Cloves Vettorato, em abril de 2008.
O secretário de Comunicação, jornalista José Carlos Dias, que estava no posto desde a metade do primeiro mandato da gestão Maggi, pediu exoneração em abril. Foi substituído pelo coronel Eumar Novacki, que já respondia pela Casa Civil. Depois, Novacki deixou a pasta para assumir, há duas semanas, o jornalista Osmar de Carvalho. Na mesma solenidade, Vicente Falcão tomou posse como secretário de Apoio e Acompanhamento a Políticas Fundiárias e Ambientais, em substituição ao ex-prefeito de Rondonópolis, Adilton Sachetti, nomeado para a presidência da Agecopa.
Sachetti saiu do governo em novembro, junto com os então secretários Yênes Magalhães (Planejamento) e Yuri Bastos (Turismo), assim como o economista Jefferson Castro Ferreira Júnior, que deixou o escritório de Representação de Mato Grosso em Brasília. Eles passaram a atuar na Agecopa. No lugar de Yênes assumiu Arnaldo Alves de Souza Neto, que tem o perfil mais técnico. Irmã do deputado estadual Airton Português (PP), Vanice Marques comanda a pasta do Desenvolvimento do Turismo, da qual era secretaria-adjunta. Para conduzir os trabalhos no escritório de Brasília no lugar de Jefferson, Maggi nomeou Francisco de Assis da Silva Lopes. Chico Daltro deixou, nesta virada do ano, o cargo de secretário de Ciência e Tecnologia.
Assessores que deixaram staff do governo Maggi, Jefferson de Castro (Escritório de Brasília), José Carlos (Comunicação), Adilton Sachetti (Políticas Ambientais e Fundiárias), Yênes Magalhães (Planejamento) e Chico Daltro (Ciência e Tecnologia)