Blog do Romilson Cuiabá, 13 de Dezembro DE 2019 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

RETROSPECTIVA-2009

MT lamenta morte de Garcia; MS ignora


Garcia Neto foi radicalmente contra processo de divisão territorial, mas não conseguiu "segurar" surgimento de MS

 O ano em que mato-grossenses e sul-mato-grossenses retomaram a velha rivalidade por causa da disputa por uma das 12 vagas de sede dos jogos da Copa do Pantanal de 2014, também foi marcado pela morte do ex-governador José Garcia Neto. Ele comandou o Estado em 1978, antes da divisão territorial. Mato Grosso do Sul se transformou em Unidade da Federação e se separou de Mato Grosso efetivamente em 1979.

      A maior consternação com a perda de Garcia se percebeu em Mato Grosso, especialmente na Grande Cuiabá. De Mato Grosso do Sul não houve manifestação de pesar, nem mesmo do governador André Puccinelli (PMDB).Indicado pelo ex-presidente Ernesto Geisel para comandar o Estado, Garcia Neto sempre foi contra a divisão do Estado. Sustentava que seria invíavel. Ele costumava lembrar que a divisão foi feita em contraposição ao desenvolvimento tecnológico, que deu aos gestores efetivas condições de governador regiões de elevado porte geográfico, como era o caso de Mato Grosso. Também destacava que os dois Estados teriam crescido mais economicamente se não tivessem sido divididos.

   Filiado à UDN e, depois, à Arena, Garcia Neto foi nomeado para comandar Mato Grosso pelos militares em 1975 e permaneceu no cargo até 1978. Ele nasceu em Sergipe, onde se formou em Engenharia Civil e chegou a Mato Grosso em 1945. Além de ter sido governador, foi prefeito de Cuiabá e deputado federal por duas gestões. Em 20 de janeiro, os mato-grossenses acordaram com a triste notícia de falecimento do ex-governador. Morreu aos 87 anos. Teve derrame. Garcia Neto deixou a esposa e três filhos.

Postar um novo comentário

NOS BASTIDORES

Álvaro e Moro tentaram salvar Selma

Por 13/12/2019, 16h:50 - Atualizado: 02h atrás

Marcos Oliveira

selma 680

Cadeira que acomoda Selma Arruda vazia na sessão de quarta, um dia após o Pleno do TSE cassar o seu mandato

Selma Arruda, que não apareceu na sessão no dia seguinte à cassação do mandato pelo TSE, se movimentou forte nos bastidores em Brasília, toda esperançosa no trabalho de emissários para tentar "convencer" ministros a mantê-la na cadeira de senadora.

Postar um novo comentário

DINHEIRO PÚBLICO

Na virada, Prefeitura de Paranaíta mandará R$ 133 mil para os ares

Por 13/12/2019, 08h:50 - Atualizado: 12/12/2019, 22h:25

tony rufatto 680 paranaita prefeito

O prefeito de segundo mandato de Paranaíta (no Nortão, a 840 km de Cuiabá), Antonio Rufatto, o Tony, ex-PSDB e hoje no PSL, vai gastar nada menos que R$ 133 mil em queimas de fogos na festa popular da virada.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Armindo de Figueiredo Filho | Sexta-Feira, 13 de Dezembro de 2019, 15h27
    3
    1

    QUE VERGONHA!!!AINDA HÁ PESSOAS QUE ADORA QUEIMAR ""DINHEIRO PÚBLICO"". Onde está o BOM SENSO????? O país tá mudando!!!! Este senhor está CEGO??? Que faça devolver essa dinheirama, e colocar na SAÚDE. Setorque está na UTI, HÁ MUITO....Fim de papo .....

NO PALÁCIO ALENCASTRO

O vice que prega corte de gastos, mas aluga carros de alto padrão

Por 12/12/2019, 19h:03 - Atualizado: 12/12/2019, 19h:13

niuan ribeiro 680 carro

Considerado líder emergente de uma "nova política", Niuan Ribeiro, pré-candidato a prefeito da Capital pelo Podemos e defensor intransigente da contenção de gastos públicos, não tem feito o dever de casa.

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • Lucas Castro | Sexta-Feira, 13 de Dezembro de 2019, 09h26
    8
    0

    A Hilux zerada que o prefeito comprou para a 1ª dama passear ninguém fala nda né???

  • marta | Sexta-Feira, 13 de Dezembro de 2019, 08h25
    7
    1

    todos alugam carros , e de alto padrao. entao segue o fluxo.

  • lucas | Sexta-Feira, 13 de Dezembro de 2019, 08h16
    0
    0

    lucas, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • pedro luis | Sexta-Feira, 13 de Dezembro de 2019, 07h24
    0
    0

    pedro luis, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Pedro | Sexta-Feira, 13 de Dezembro de 2019, 01h07
    20
    8

    É uma piada ver esse tipo de notícia, pelo menos Niuan Ribeiro não utiliza o carro para churrasquinho na casa de vereador e transporta amante, conforme algumas notícias que circulam em nossa cidade!

  • Ivan Deluqui | Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2019, 23h30
    15
    0

    Pois e, não fiz nenhum comentário agressivo e sim o que ta ocorrendo, agora se falei a verdade tem imprensa que se encomendou e porque tem verdade no meu comentário, mas ta valendo , viva a liberdade de expressão.

  • Maria Figueiredo Gonçalves | Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2019, 22h29
    22
    15

    Esse Niuan não tem desconfiômetro. Vai passar a maior vergonha como candidato a prefeito.

  • MAURO | Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2019, 21h36
    0
    0

    MAURO, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Mário Figueiredo | Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2019, 21h18
    15
    10

    Filho de Peixe! O pai chegou com uma mão na frente e outra atras aqui em MT, hoje são milionários, teve um tino empresarial de fazer inveja à Bil Gates!!!

  • Ivan Deluqui | Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2019, 21h07
    2
    0

    Ivan Deluqui, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

CHAPA CASSADA E DÍVIDAS

Sonho frustrado de ser senador e ainda com 2 contas altas pra pagar

Por 12/12/2019, 16h:13 - Atualizado: 06h atrás

beto possamai 680

O gaúcho de Palmeiras das Missões, Gilberto (Beto) Eglair Possamai, terá de pagar uma conta milionária duas vezes e ainda sob a frustração de não ter se tornado o primeiro senador de Sorriso, uma das cidades pólos do Nortão onde se estabeleceu e construiu fortuna como agricultor.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Milton Ribeiro | Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2019, 19h47
    13
    1

    Está tentando construir fortuna grilando e tentando tomar terras dos outros. Para provar o que estou afirmando, entrem no site do TJ e veja na Comarca de Rosario Oeste, os processos.

  • Amanda | Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2019, 16h59
    12
    14

    quem tem que pagar é a Selma, pois a responsabilidade pela campanha é exclusivamente dela. Só cabe a Selma, pois todas as atitudes que levaram a cassação, foram dela.

SALÁRIOS E PREVIDÊNCIA

2 boas notícias a servidores aliviam a tensão sobre alíquota previdenciária

Por 12/12/2019, 11h:29 - Atualizado: 12/12/2019, 11h:38

Marcos Vergueiro

mauro mendes 680

Governador Mauro Mendes, ao lado da primeira-dama Virgínia, anuncia o pagamento do 13º integral para dia 20

Mauro Mendes anunciou esta semana duas boas notícias aos cerca de 100 mil servidores, o pagamento integral da folha de novembro no dia 10 e o décimo-terceiro para 20 de dezembro. O trunfo foi estratégico.

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • CHIRRÃO | Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2019, 15h32
    13
    3

    EM MAIO MATO GROSSO VAI PARA SE NÃO TIVER RGA.

  • joão da Silva Soares | Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2019, 14h00
    12
    0

    Aliviou nada, beneficiou mais uma vez os poderes e a Sefaz, que tem os maiores salários, pois com os 14% para todos, aliviou sim aqueles que ganham acima de 30 mil que iria desconta 19% e 22% o que foi aprovado no congresso. Vai prejudicar quem ganha menos.

  • joão da Silva Soares | Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2019, 13h59
    7
    0

    Aliviou nada, beneficiou mais uma vez os poderes e a Sefaz, que tem os maiores salários, pois com os 14% para todos, aliviou sim aqueles que ganham acima de 30 mil que iria desconta 19% e 22% o que foi aprovado no congresso. Vai prejudicar quem ganha menos.

  • Regina | Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2019, 12h27
    30
    0

    Conversa pra boi dormir!!! Aliviou nada, ele só faz cumprir a lei, Mauro Mente nunca mais

  • Wilsons | Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2019, 12h24
    23
    0

    Monstro Mendes não faz mais que a.obrigação.

  • SERVIDOR | Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2019, 12h10
    25
    4

    PAGAR SALARIO E DECIMO TERCEIRO É OBRIGAÇÃO E COBRAR 14% É CONFISCO. GOVERNADOR O SENHOR DEVERIA ERA RETIRAR DAS CARREIRAS OS ESTABILIZADOS QUE RECEBEM APOSENTADORIA COMO SE FOSSEM CONCURADOS E AI É LOGICO QUE O ROMBO É GRANDE CUMPRA A LEI E RETIRE OS ESTABILIZADOS DAS CARREIRAS PORQUE POR DIREITO ELES TEM QUE RECEBEREM APENAS O TETO DA PREVIDÊNCIA PORQUE ELES NÃO SÃO CONCURSADOS E COMO ESTABILIZADOS O REGIME DELES É O GERAL(INSS). CUMPRA A LEI QUE ASSIM JÁ DIMINUIRIA É MUITO O TAL DEFICIT DA PREVIDENCIA...

TUDO PELAS VENDAS

Shopping Estação agora identifica lojas aderentes à Promoção de Natal

Por 11/12/2019, 20h:57 - Atualizado: 11/12/2019, 21h:01

estacao 680

O Shopping Estação Cuiabá agiu rápido e passou a identificar, aos olhos dos consumidores, aquelas lojas que estão participando da Promoção de Natal, com entrega de um cupom para cada R$ 400 reais em compras com vistas a concorrer ao sorteio de um veículo.