Blog do Romilson Cuiabá, 06 de Junho DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Casos de estupro crescem em MT e só em 2016 já foram registradas 997 ocorrências

Por 29/12/2016, 09h:06 - Atualizado: 29/12/2016, 16h:25

selo_retrospectiva2016

O ano de 2016 foi marcado em Mato Grosso com aumento considerável de casos de estupros, isso levando em consideração as ocorrências contra menores de 14 anos e mulheres adultas. Segundo dados da secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), nos últimos anos, os casos só crescem. Em 2015, foram 877. Em 2016,  o registro está em no mínimo 997 ocorrências. A grande maioria corresponde a estupro de vulnerável, veja no gráfico.

 O estupro de vulnerável, de acordo com o estabelecido pelo artigo 217-A do Código Penal, consiste na prática de conjunção carnal ou outro ato libidinoso com menor de 14 anos ou contra pessoa que, por enfermidade ou deficiência mental, não tenha o necessário discernimento para a prática do ato, ou que, por qualquer outra causa, não pode oferecer resistência.

A punição para quem comete o crime de estupro de vulnerável, conjunção carnal ou qualquer ato libidinoso com menor de 14 anos varia de oito a 15 anos de reclusão. Se somadas a quantidade de estupros no Estado pelo valor mínimo da pena, daria 6.776 anos de reclusão, isso calculando somente os registros dos 847 registros do crime este ano.

Casos contra vulneráveis

Em 2016, entre esses 847 registros, veio a tona alguns casos envolvendo pessoas conhecidas ou que chocaram. As investigações ainda estão em andamento. Um deles envolveu o vereador reeleito por Cuiabá Chico 2000. Ele foi acusado de estupro de vulnerável por sua  enteada de 11 anos. O crime teria acontecido em 13 de outubro em uma festa de aniversário da mãe da vítima.

Segundo consta no boletim de ocorrência, Chico 2000 teria acompanhando a garota até o quarto e a acariciado. Com medo de estragar a festa de aniversário da mãe, que é noiva do vereador, a suposta vítima preferiu esconder o segredo e veio a revelar o caso em 16 de novembro.

A menina então pediu socorro à tia paterna, que fez a denúncia.  A Justiça determinou a prisão temporária do vereador em 4 de dezembro. Ele deixou o cárcere em 15 de dezembro, data da sua diplomação de vereador. A partir disso, a Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente (Deddica) apura supostas denúncias anônimas contra o parlamentar.  Chico 2000 nega as acusações feitas pela enteada e disse que tudo não passa de uma mentira.

Gilberto Leite

velório_clovito

Vereador reeleito por Cuiabá Chico 2000 entrou na lista de acusados de estupro. Caso é investigado

Outro caso de grande repercussão foi de um advogado de 46 anos, preso em 29 de junho, em Cuiabá, suspeito de ter abusado da própria filha. O crime, segundo as investigações da Polícia Civil, teria sido cometido contra a menina desde que ela tinha 9 anos. O caso ocorreu em segredo de Justiça. A reportagem sobre o caso foi retirada por ar por decisão judicial a pedido da mãe da vítima.

O advogado do suspeito disse que o cliente dele é inocente, que sempre foi um pai dedicado, e que as acusações contra ele são levianas. A defesa disse ainda que vai ser demonstrado no processo que o advogado não cometeu crime algum.

Um homem de 36 anos foi preso em Rondonópolis (a 218 km de Cuiabá), em 28 de julho, suspeito de estupro de vulnerável da enteada com a permissão da mãe. A menina, de 12 anos, estaria sendo abusada desde os 9 anos. A mãe, segundo a Polícia Civil, mesmo ciente dos crimes nunca denunciou os abusos. O casal foi preso de forma temporária na casa em que mora, no bairro Pedra 90, na Capital. A avó da menina procurou a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher nesta semana para denunciar o caso. Exames periciais confirmaram os abusos e a conjunção carnal.

Em 16 de novembro, pai e filho foram presos em Cuiabá suspeitos de estuprarem menina de 12 anos que é filha e irmã dos acusados, respectivamente. A menina foi retirada da residência com apoio do Conselho Tutelar, depois de denúncia. A mãe da menina faleceu cerca de 30 dias antes das prisões. A criança foi ouvida pela equipe psicossocial da Deddica e confirmou estupros com conjunção carnal, praticados tanto pelo pai, quanto pelo irmão. A violência estaria ocorrendo há pelo menos 2 anos. Exame de corpo delito constatou ruptura antiga de hímen.

Outro caso que chamou a atenção este ano foi o de três meninos de 6, 7 e 10 anos de idade, que teriam sido estuprados dentro de uma igreja evangélica da Capital. Gerson Rômulo Ítalo de Araújo Barros trabalhava como sonoplasta da Igreja Assembleia de Deus do bairro Pedra 90, onde os abusos eram supostamente cometidos durante os cultos, segundo a polícia. Ao ser preso, ele confessou os crimes.

Estupros contra mulheres

Os casos de estupros contra mulheres entre 18 e 59 anos também tiveram um aumento de 32,74%. No ano passado, foram registrados 113 casos, quando em 2016 já são 150 ocorrência.

Em 12 novembro, uma mulher de 49 anos foi estuprada pelo irmão, de 24, em Cuiabá. Ele a obrigou a praticar sexo oral nele, sob ameaças. Eles são filhos da mesma mãe, mas de pais diferentes. Era um sábado de manhã, no bairro Doutor Fábio Leite. A mulher relatou à Polícia Militar que o irmão estava passando uns dias na casa dela.

Depois de despedir do marido, ela voltou a se deitar, quando sentiu alguém deitar-se ao lado dela. Afirma que gritou, mas ele lhe tapou a boca. Aos prantos, implorou para que a soltasse, pois precisava ir até a cozinha tomar água e ele a soltou. Na cozinha, o irmão apareceu nu e, antes que ela conseguisse sair da casa, exigiu que ela fizesse sexo oral nele, caso contrário a levaria até o quarto e manteria relação sexual à força.

Após praticar o estupro, a mulher correu para a casa do sogro, onde procurou socorro. O acusado, que mora em Pontes e Lacerda (448 quilômetros a Oeste de Cuiabá), fugiu. 

Em 21 de novembro, outra mulher foi estuprada no Centro de Cuiabá, por volta de 6h30 da manhã, próximo do Cemitério da Piedade. Estava chovendo na hora do crime, conforme a vítima. Ela contou que havia deixado a filha na escola e voltava para casa de guarda-chuva. Foi socorrida e levada ao Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá. Ela detalhou que o agressor é um homem magro, moreno, vestindo camisa branca, cabelos lisos. Com um tijolo na mão, ele a ameaçou de morte, caso não o acompanhasse até uma casa abandonada, onde houve o estupro.

Postar um novo comentário

RUMO À APOSENTADORIA

Ex-deputado vai "arrastado" pra sala

Por 05/06/2020, 20h:02 - Atualizado: 08h atrás

ellene lima 680

Aos 65 anos e já cansadão, Eliene Lima, que voltou à sala de aula após quase 30 anos de vida pública, estava indo arrastado para o IFMT, onde é lotado como professor de matemática, até antes da pandemia. 

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Juca | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 21h42
    5
    0

    Esse tem histórico de m...

  • Mário Figueiredo | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 21h31
    5
    0

    He Mato Grosso....mais um que se deu bem!!!!

  • José Eduardo | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 20h16
    5
    1

    Outro mestre da demagogia.

MORTE PREMATURA

1º exame em Adriano dá negativo para Covid-19

Por 05/06/2020, 12h:42 - Atualizado: 05/06/2020, 12h:45

adriano silva 680

O exame feito em Cáceres em Adriano Silva, que faleceu na última quarta (4), deu negativo para Covid-19.

Postar um novo comentário

PRECAUÇÃO

Governador deixa residência para fazer exame e nega viagem para SP

Por 05/06/2020, 11h:52 - Atualizado: 05/06/2020, 12h:26

mauro mendes 680

O governador Mauro Mendes, por meio da Secretaria de Comunicação, assegura que continua em casa e desmente a informação de que teria viajado a São Paulo, nesta madrugada, para continuar tratamento contra coronavírus no hospital Sírio-Libanês.

Postar um novo comentário

Comentários (11)

  • Mauro | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 21h39
    3
    1

    Num momento de dificuldades pelo qual todos nós estamos passando na minha opinião faz-se necessário todo órgão de impressa ter cuidado e checar primeiro a informação antes de divulgá-la, sob pena de produzir e publicar algo inverídico o que de nada contribui no momento atual

  • Eve | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 17h16
    22
    3

    Vocês publicaram que ele tinha viajado para Sao Paulo se tratar no Sírio. Qual é a noticia verdadeira ? Ou voces espalham FAKES NEWS?

  • fabinn | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 14h39
    30
    2

    Isso ai governador, não lhe desejo mal, porém, peço que mostre a qualidade dos hospitais públicos em Cuiabá. Por favor, não pensem errado sobre minha opinião, mas será que o governador iria para o Metropolitano? Santa Casa? Mostre que confia no serviço desses hospitais sr governador. Por favor, eu peço perdão pela fala, não desejo mal de ninguém, não estou usando a doença do governador, só uma curiosidade minha. Desejo melhoras ao nosso chefe de estado.

PROCESSO ELEITORAL

Mesmo sob pandemia, reitor da UFMT já convoca Colégio Eleitoral

Por 04/06/2020, 20h:43 - Atualizado: 04/06/2020, 20h:48

evandro ufmt 680

Mesmo com as atividades da UFMT suspensas por causa da pandemia, o reitor Evandro Soares da Silva, que já se movimenta pela recondução ao cargo, convocou reunião do Colégio Eleitoral Especial.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Antonio Carlos jaudy | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 09h47
    5
    1

    Quero saber quem disse que ele é candidato único? Quero saber se consulta a instituição se faz através de uma Live? Se esse pleito não tiver transparência, justiça e legalidade será motivo de demanda jurídica e responsabilização dos que não cumprirem os ditames legais. A professora Danieli Backes é também candidata e está muito bem cotada quero ver se o nome dela não irá constar da lista tríplice.

  • DANIELI BACKES | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 09h34
    3
    3

    Antônio, quem é você que fala em nome da UFMT? De onde parte sua informação de que os pre-candidatos retiraram sua candidatura? E esse consenso, foi construído como? Quando a comunidade interna da UFMT foi consultada a respeito?

  • DANIELI BACKES | Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 09h30
    3
    1

    Antônio, esse consenso foi construído como? Quando a comunidade interna da UFMT foi consultada a respeito?

ANTES E DEPOIS

Prefeito de Cáceres agora elogia Adriano; pura falsidade assista

Por 04/06/2020, 15h:46 - Atualizado: 04/06/2020, 16h:43

francis maris 680

O prefeito de Cáceres Francis Maris, que desde a campanha de 2016 vinha fazendo ataques e denúncias contra Adriano Silva, gravou um vídeo, classificando o ex-adversário político de "líder", de "filho ilustre de Cáceres", para quem prestou grande serviço, seja junto à comunidade acadêmica, como professor e reitor da Unemat, seja pelos trabalhos prestados na região.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Claudomiro | Quinta-Feira, 04 de Junho de 2020, 19h00
    11
    2

    Politicamente nunca fui fã dos dois como politico, mas inoportuno e falso e esse comentário do rdnews.

  • O cara | Quinta-Feira, 04 de Junho de 2020, 17h04
    17
    1

    Adversário político não é inimigo pessoal. Cada comentário.

DESENVOLVIMENTO

Um pool de novas indústrias em Primavera; 7 anunciam fábricas

Por 04/06/2020, 12h:09 - Atualizado: 04/06/2020, 20h:57

primavera do leste vista a�rea 680

No ranking de quinta economia do Estado e com quase 100 mil habitantes, Primavera do Leste está recebendo sete novas indústrias, mesmo em meio à pandemia da Covid-19, agravada com crises sanitária e econômica em praticamente todo o mundo.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Reginaldo | Quinta-Feira, 04 de Junho de 2020, 22h03
    3
    0

    A posição geográfica, sócio econômica e malha viária já conta muito como grandes atrativo, mas isso não tira o mérito da administração local. Parabéns.

  • Francisco Assis roo | Quinta-Feira, 04 de Junho de 2020, 13h17
    15
    1

    é isso mesmo Léo busca emprego e renda para essa cidade bonita e pugante que vc está tendo a oportunidade de administrar não fica nessa só de fazer praça e coisa e tal igual um prefeito que eu conheço na nossa região

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2553