Shows

Sexta-Feira, 21 de Abril de 2017, 07h:45 | Atualizado: 23/04/2017, 09h:00

Banda Velhos Jovens encanta com blues cantado em português conheça


De Rondonópolis

Divulgação

Velhos Jovens

Os caras do Velhos Jovens amam rock desde a infância. Desde 2007, resolveram tornar isso algo sério

Em 2004 dois amigos de faculdade com gostos musicais parecidos, Vinícius Rangel da Costa, 32 anos, e Emanuel José dos Santos, 36 anos, se uniram para fazer um som juntos.

Sem pretensão, tocavam em casa e até em um celeiro no sítio de Emanuel, o Manu. Depois de várias formações, em 2007, conheceram Felipe Cézar, 26 anos, e começaram a levar o que era um passatempo como algo mais sério. Surgiu aí a formação atual da banda Velhos Jovens.

Buscando espaço com som autoral, o Velhos Jovens lançou em 2015 seu primeiro DVD, uma produção própria, em parceria com o Sesc de Rondonópolis.

Centro-Oeste Blues é cantado em português. A inspiração, segundo Vinícius, vem de Celso Blues Boy, no que diz respeito às letras cantadas na língua portuguesa. “Ele é a inspiração para fazer encaixar o português na melodia blues americana”, acrescenta Felipe.

Nas letras da banda sempre há algo autobiográfico, como conta Felipe. “Carro prateado, por exemplo, é o carro do Manu”, relata, sobre a música do DVD de 2015, que conta com o primeiro single do trio, gravado em 2008, mas que teve a letra alterada.

Entretanto, para chegar até o DVD um longo caminho foi percorrido. A partir de ensaios em locais improvisados, com equipamentos usados com criatividade, a banda foi criando seus espaços. “Chegamos a usar cabo de vassoura para colocar o microfone porque não tínhamos um pedestal”, diz Felipe.

Divulgação

WhatsApp Image 2017-04-20 at 10.27.57.jpeg

Velhos Jovens, como toda banda independente, já passaram perrengues como não ter nem pedestal

Das primeiras apresentações em festas pequenas, os Velhos Jovens saíram de Rondonópolis e tocaram em Cuiabá, outras cidades de Mato Grosso e São Paulo. Mas ainda esperam alçar voos mais altos.

Enquanto isso, nos shows buscam dar destaque às músicas autorais, mesmo que o cover esteja presente. “Não tem tanto espaço para som autoral, infelizmente. Geralmente nos shows temos que mesclar nossas músicas com covers”, explica Manu. “É bem mais emocionante tocar sua própria música. Não tem comparação. É um filho seu”, complementa Felipe.

Nos covers, a banda toca de Pink Floyd, Jimi Hendrix e Eric Clapton a Tim Maia. “Tocamos o que gostamos, mas sempre mesclamos os covers com nossa música para o público ir se acostumando com o nosso som autoral”, ressalta Vinícius.

 

Manu destaca que em Rondonópolis as dificuldades para gravar são grandes. “Faltam boas equipes para gravar seu áudio, o orçamento é alto e falta patrocínio, o público muitas vezes não abraça a ideia e as rádios não tocam a sua música”, relata Manu.

Segundo Vinícius, também há um problema com a falta de oferta de bandas autorais na cidade e isso faz com que não se crie uma maior demanda. “Quanto mais bandas autorais existirem, mais demanda se cria, é uma questão de se formar um nicho no mercado, um público”.

Celso Blues Boy é a inspiração para cantar em português

Para gravar o DVD, os três economizaram cachês por um ano e conseguiram apoio financeiro de apenas duas empresas. Mas contaram com apoio de algumas casas de shows e festivais que abriram as portas para as apresentações da banda.

 

Mesmo com dificuldades vêm novidades por aí. A promessa é lançar ainda este ano, mais cinco novas músicas. “Já está planejado”, finaliza Felipe.

Galeria de Fotos

Credito: Divuilgação
Em 2007 surgiu a formação atual da banda Velhos Jovens.
Credito: Divuilgação
Velhos Jovens lançou em 2015 seu primeiro DVD
Credito: Divuilgação
Centro-Oeste Blues é cantado em português
Credito: Divuilgação
Banda Velhos Jovens encanta
Credito: Divuilgação
Centro-Oeste Blues é cantado em português
Credito: Divulgação
Os caras do Velhos Jovens amam rock desde a infância. Desde 2007, resolveram tornar isso profissional

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • LOURIVAL | Domingo, 23 de Abril de 2017, 07h38
    0
    0

    EU GOSTARIA MUITO DE CONHECER A MÚSICA DELES! ONDE ENCONTRAR O DVD?

  • Velhos Jovens | Sexta-Feira, 21 de Abril de 2017, 11h55
    0
    0

    Mto boa a materia!! Os Velhos Jovens agtadecem!! Sensacional!!!

Diversos cortes nas despesas da AL

eduardo botelho curtinha 400   Num período em que o Legislativo praticamente parou, assim como o Judiciário e órgãos vinculados aos Poderes, como TCE e MPE, o presidente da AL, deputado Eduardo Botelho (foto), tomou decisão correta ao cortar gastos enquanto perdurar a pandemia do coronavírus. Entre as...

Governador está tenso e preocupado

mauro mendes 400 curtinha   O governador Mauro Mendes anda tenso e preocupado. Mesmo já tendo adotado uma série de medidas de prevenção, inclusive consideradas radicais, ele não dorme direito por causa das projeções nada otimistas de aumento nos próximos dias de casos de coronavírus em...

AL aprovará empréstimo de R$ 550 mi

A Assembleia aprovou, na convocação extraordinária desta sexta (27), dispensa de pauta para a mensagem do Executivo que pede autorização para contrair empréstimo de R$ 550 milhões junto à Caixa Econômica. O recurso será aplicado na construção de pontes de concreto em diversos municípios. Agora, a matéria entra na pauta e será aprovada pela maioria dos deputados na próxima segunda (30),...

Queda nas receitas e o salário regular

emanuel pinheiro 400 curtinha   Prefeitos de um modo geral vão conseguir pagar a folha do funcionalismo de março, na próxima semana, sem tantas dificuldades. Já para abril, a tendência é que passem apurados para manter os vencimentos em dia, por causa do reflexo negativo da pandemia do coronavírus,...

Galvan, afronta à legislação e multa

antonio galvan 400 curtinha   O presidente da Aprosoja-MT, Antônio Galvan (foto), que tentou, mas acabou desistindo da disputa ao Senado, está sempre envolvido em polêmicas, seja nas demandas do agronegócio, seja no cotidiano da política. A mais recente é que ele, juntamente com outros produtores, está...

Destaque nas ações anti-coronavírus

leonardo bortolini leo 400 curtinha   O prefeito de Primavera do Leste Leonardo Bortolin (foto) vem recebendo elogios e ganhou o noticiário nacional por medidas práticas, céleres e seguras no atendimento à população, em meio aos cuidados para prevenção ao coronavírus. Desde a semana...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.