Previsão do tempo ??°C Cidade

Judiciário Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2026, 19:32 - A | A

Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2026, 19h:32 - A | A

“POTENCIAL OFENSIVO”

OAB-MT manda suspender exercício de advogado que matou idosa atropelada

A decisão de Gisela Cardoso foi encaminhada ao presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED)

Cecília Nobre

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, determinou, nesta quarta-feira (21), a imediata suspensão cautelar do exercício profissional do advogado Paulo Roberto Gomes dos Santos - suspeito de atropelar e matar Ilmes Dalmes Mendes da Conceição, de 72 anos, na Avenida da Feb, em Várzea Grande. 

Por meio de nota, a OAB-MT informou que a decisão de Gisela foi encaminhada ao presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) para que sejam tomadas as medidas e procedimentos cabíveis.

“De acordo com a decisão da presidência da OAB-MT, a suspensão preventiva se justifica diante da gravidade da conduta atribuída ao profissional, do potencial ofensivo à dignidade da classe e da expressiva repercussão social, além do histórico criminal do advogado”, diz trecho da nota.

OAB-MT/Alan Cosme

Paulo Roberto Gomes dos Santos, advogado, preso, morte, idosa, OAB-MT

No detalhe, o advogado Paulo Roberto Gomes dos Santos

O caso

A idosa foi atropelada e arremessada por dois veículos enquanto finalizava a travessia na Avenida da Feb, na manhã desta terça-feira (20). O primeiro veículo, uma Fiat Toro pertencente a Paulo Roberto, estava acima da velocidade permitida e colidiu contra a vítima. Ele então dirigiu cerca de 3 km até ser detido. Imagens de câmeras de segurança registraram o acidente. 

Em depoimento, o advogado alegou que passou mal enquanto dirigia, momentos após o acidente, e chegou a ser encaminhado ao Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (PSMVG), porém, segundo o delegado Christian Cabral da Delegacia de Delitos de Trânsito (Deletran) disse ao , “ele [Paulo] foi mesmo para o hospital e, lá, o médico falou que não tinha nada e liberou ele”. 

GMVG

Ilmes Dalmes Mendes da Concei��o

No detalhe, a vítima Ilmes Dalmes Mendes da Conceição

Ainda em depoimento, o jurista culpou a vítima, afirmando que a idosa foi quem "bateu" em seu veículo, se chocando contra a lateral esquerda do mesmo. Ele também negou que estivesse fugindo e que, devido a batida, o volante não estava virando para a direita, por isso ele teria dirigido até o Shopping Várzea Grande para fazer a rotatória e retornar. 

Histórico criminal

O delegado Christian Cabral ainda mencionou que Paulo Roberto possui dois homicídios em seu histórico criminal, sendo o primeiro ocorrido em 1998, quando ele era policial civil no estado do Rio de Janeiro e teria matado o delegado Eduardo da Rocha Coelho a tiros, dentro de uma viatura policial.

À época ele chegou a ser preso, mas conseguiu fugir, vindo para Mato Grosso, onde mudou de nome, tornando-se o empresário Francisco de Ângelis Vaccani Lima. Em 2004, ele teria matado Rosimeire Maria da Silva, de 19 anos, que, supostamente, seria a amante dele. A jovem foi acusada de traição e morreu asfixiada em uma banheira de um quarto de motel, em Juscimeira.

O caso ganhou repercussão devido a atitude a sangue frio de Paulo Roberto, que teria decapitado o corpo da jovem e cortado os dedos dela, em uma tentativa de  atrapalhar as investigações policiais. Além disso, ele ainda teria descartado partes do corpo nos rios São Lourenço e das Mortes. 

A verdadeira identidade de Paulo foi descoberta após o mesmo prestar depoimento na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde ainda teria se jogado do quarto andar do prédio em uma tentativa de fuga, entretanto acabou hospitalizado em Cuiabá. 

“Ele tem duas passagens criminais, inclusive dois homicídios no histórico dele. Ele, inclusive, tentou simular que estava passando mal na esperança de ficar hospitalizado e não ser preso, mas ele foi mesmo para o hospital e, lá, o médico falou que não tinha nada e liberou ele. Liberado, ele veio pra delegacia e foi flagranteado pelo crime de trânsito”, destacou o delegado.

Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse

Comente esta notícia

Laudromar dos Santos 22/01/2026

Se fosse um pobre pardo "chapa e cruz" já estariam fazendo o maior barraco mas redes, mas neste caso nenhum deputado ou o prefeito de facebook disse nada. O aparato judicial e policial no Brasil não foi feito para quem tem grana. Quando isso acontece o sujeito diz que é "ditadura", ganha uma cela de 65m2 nos poucos dias que ficará preso.

positivo
1
negativo
1

Nhozinho - cuiabano septuagenário 22/01/2026

Parabéns a OAB, agora o processo de cassação do registro dele está em andamento?

positivo
1
negativo
1

Mauro 21/01/2026

Nossas leis são uma piada,esse caboclo era para está na cadeia,quantos Paulo estão na mesma situação de impunidade... País de m..da

positivo
1
negativo
1

3 comentários

O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail contato@rdnews.com.br