Judiciário

Quarta-Feira, 08 de Janeiro de 2020, 09h:00 | Atualizado: 08/01/2020, 09h:09

SENADOR INTERINO

PSD vai ao STF para que Fávaro assuma no Senado antes de eleição suplementar

Gilberto Leite

Carlos Favaro

Chefe do Escritório de Representação do Estado, Carlos Fávaro tenta ficar interinamente no cargo de Senador, até resultado da eleição suplementar

O diretório nacional do PSD entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para que Carlos Fávaro assuma a cadeira no Senado que ficar vaga com a confirmação da cassação da senadora Selma Arruda (Pode) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) foi proposta na segunda (6).

Além do PSD, Fávaro, conforme divulgado em primeira mão pelo Blog do Romilson, deve contar com a ajuda do Governo para ocupar a cadeira em Brasília. O governador Mauro Mendes (DEM) decidiu, em nome da representatividade do Estado, que vai ao STF em defesa do aliado.

O Senado foi notificado da cassação em 20 dezembro, último dia antes do recesso parlamentar. A retirada de Selma do cargo ainda deve ser feita após leitura da decisão do TSE em plenário na volta do recesso, a partir de 3 de fevereiro.

A ação é assinada pelo advogado e ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, e pelos advogados Sérgio Antônio Ferreira Victor, Thiago Fernandes Boverio, Antônio Pedro Machado, Shelly Giuleatte Panncieri e Renato F. Moura Franco. Cardozo também atuou na defesa de Fávaro durante todo o processo na Justiça Eleitoral, defendendo que ele, tendo sido o terceiro colocado na eleição de 2018, assumisse a vaga.

Os juristas argumentam que o período entre a saída de Selma e a realização da eleição suplementar trará prejuízos à representatividade de Mato Grosso no Senado Federal, que é a câmara com representação igualitária entre os Estados no Parlamento.

O pleito suplementar deve ocorrer em 26 de abril, segundo minuta da área técnica do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). A decisão, porém, é do Pleno do tribunal, sob relatoria do presidente, desembargador Gilberto Giraldelli. Caso seja aceita a ação no STF, daria a Fávaro, pelo menos, três meses como senador e a chance de concorrer estando no cargo.

Além de Selma, seus dois suplentes, Gilberto Possamai e Clerie Fabiane, também tiveram os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral. Assim, o Estado ficaria com um representante a menos até que outro senador fosse eleito. Os advogados defendem que “é flagrantemente inconstitucional admitir-se a sub representação de um Estado no Senado da República, o que feriria a cláusula pétrea da Forma Federativa de Estado e vários dos seus consectários”.

O partido pede que o STF determine “que todos os cargos de senador, cuja vacância tenha ocorrido por decisão da Justiça Eleitoral que declara a perda de mandato da chapa, sejam preenchidos interinamente pelo candidato mais bem votado nas eleições, em seguida ao cassado ou ao segundo eleito (caso as eleições em questão tenham mais de um senador eleito)”.

Essa tese foi rejeitada pelos ministros do TSE no julgamento realizado em dezembro. A relatora da ADPF proposta pelo PSD é a ministra Rosa Weber, que preside o TSE e presidiu a sessão.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Adema de Lima Carvalho | Quarta-Feira, 08 de Janeiro de 2020, 11h33
    1
    0

    O agro já tem 2 senadores que o representa. Essa vaga precisa ser preenchida por um representa dos trabalhadores, que também pode representar o pequena comerciante e agroecologia.

Júlio apoiou Bolsonaro pra varrer o PT

julio campos 400 curtinha   Júlio Campos (foto), pré-candidato a senador pelo DEM, diz que em 2018 não só votou em Bolsonaro, como participou de carreata e vestiu camisa com as cores verde e amarela em apoio à candidatura do capitão. Lembra que estava convicto naquele momento de que era preciso varrer o PT...

Já com apoio de mais de 50 prefeitos

otaviano pivetta 400 curtinha   Otaviano Pivetta (foto) não para nas articulações políticas. E, se apoio elevado de prefeitos vier a ser decisivo, ele será eleito senador na suplementar de 26 de abril. Dos 141 gestores municipais do Estado, mais de 50 já anunciaram que estarão no palanque do...

Grupo de EP e Kleber pra marketing

kleber lima 400 curtinha   O grupo do prefeito Emanuel Pinheiro decidiu abrir diálogo com o jornalista e marqueteiro Kleber Lima (foto), visando o pleito de outubro. Não há mais resistência a uma possível contratação de Kleber, independente de quem o grupo lançar ao Palácio Alencastro,...

Prefeito coloca secretarias em alerta

emanuel pinheiro 400 curtinha   O prefeito Emanuel Pinheiro (foto) colocou em estado de alerta a Defesa Civil e as secretarias municipais de Obras e Serviços Urbanos por causa da chuva torrencial que caiu neste sábado em Cuiabá. Em vários locais, inclusive na região central, como em frente à praça...

Jovem prefeito à reeleição e os Maia

gustavo melo 400 curtinha   Em Alto Araguaia, Gustavo de Melo (foto), o mais jovem dos 141 prefeitos mato-grossenses - completa 36 anos no próximo 26 de junho -, está disposto a buscar a reeleição pelo PSB. Mas carrega forte desgaste. O que traz certo conforto para Gustavo é o fato de Maia Neto, que comandou o...

Suposta delação tira sono de Alencar

alencar soares 400 curtinha   A notícia de que o STJ já teria homolagada delação de Sérgio Ricardo caiu como uma bomba. Mesmo depois do ex-deputado e hoje conselheiro afastado do TCE vir a público desmenti-la, assegurando não ter motivos para fazer tal colaboração premiada, os efeitos...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.