Judiciário

Quarta-Feira, 08 de Janeiro de 2020, 09h:00 | Atualizado: 08/01/2020, 09h:09

SENADOR INTERINO

PSD vai ao STF para que Fávaro assuma no Senado antes de eleição suplementar

Gilberto Leite

Carlos Favaro

Chefe do Escritório de Representação do Estado, Carlos Fávaro tenta ficar interinamente no cargo de Senador, até resultado da eleição suplementar

O diretório nacional do PSD entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para que Carlos Fávaro assuma a cadeira no Senado que ficar vaga com a confirmação da cassação da senadora Selma Arruda (Pode) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) foi proposta na segunda (6).

Além do PSD, Fávaro, conforme divulgado em primeira mão pelo Blog do Romilson, deve contar com a ajuda do Governo para ocupar a cadeira em Brasília. O governador Mauro Mendes (DEM) decidiu, em nome da representatividade do Estado, que vai ao STF em defesa do aliado.

O Senado foi notificado da cassação em 20 dezembro, último dia antes do recesso parlamentar. A retirada de Selma do cargo ainda deve ser feita após leitura da decisão do TSE em plenário na volta do recesso, a partir de 3 de fevereiro.

A ação é assinada pelo advogado e ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, e pelos advogados Sérgio Antônio Ferreira Victor, Thiago Fernandes Boverio, Antônio Pedro Machado, Shelly Giuleatte Panncieri e Renato F. Moura Franco. Cardozo também atuou na defesa de Fávaro durante todo o processo na Justiça Eleitoral, defendendo que ele, tendo sido o terceiro colocado na eleição de 2018, assumisse a vaga.

Os juristas argumentam que o período entre a saída de Selma e a realização da eleição suplementar trará prejuízos à representatividade de Mato Grosso no Senado Federal, que é a câmara com representação igualitária entre os Estados no Parlamento.

O pleito suplementar deve ocorrer em 26 de abril, segundo minuta da área técnica do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). A decisão, porém, é do Pleno do tribunal, sob relatoria do presidente, desembargador Gilberto Giraldelli. Caso seja aceita a ação no STF, daria a Fávaro, pelo menos, três meses como senador e a chance de concorrer estando no cargo.

Além de Selma, seus dois suplentes, Gilberto Possamai e Clerie Fabiane, também tiveram os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral. Assim, o Estado ficaria com um representante a menos até que outro senador fosse eleito. Os advogados defendem que “é flagrantemente inconstitucional admitir-se a sub representação de um Estado no Senado da República, o que feriria a cláusula pétrea da Forma Federativa de Estado e vários dos seus consectários”.

O partido pede que o STF determine “que todos os cargos de senador, cuja vacância tenha ocorrido por decisão da Justiça Eleitoral que declara a perda de mandato da chapa, sejam preenchidos interinamente pelo candidato mais bem votado nas eleições, em seguida ao cassado ou ao segundo eleito (caso as eleições em questão tenham mais de um senador eleito)”.

Essa tese foi rejeitada pelos ministros do TSE no julgamento realizado em dezembro. A relatora da ADPF proposta pelo PSD é a ministra Rosa Weber, que preside o TSE e presidiu a sessão.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Adema de Lima Carvalho | Quarta-Feira, 08 de Janeiro de 2020, 11h33
    1
    0

    O agro já tem 2 senadores que o representa. Essa vaga precisa ser preenchida por um representa dos trabalhadores, que também pode representar o pequena comerciante e agroecologia.

Barrada licitação pra comprar veículos

ronaldo 400 prefeito bom jesus do araguaia 400   Acatando a uma representação interna com pedido de cautelar, o conselheiro interino do TCE Moisés Maciel determinou que o prefeito Ronaldo Rosa de Oliveira, o Rone do Mureré (foto), de Bom Jesus do Araguaia, suspenda, de imediato, o pregão eletrônico para...

Fazendeiro deve disputar em Tangará

chico clemente 400 curtinha   Chico Clemente (foto), que está determinado a disputar a Prefeitura de Tangará da Serra pelo PSD, é fazendeiro e não precisa de política praticamente para nada. Mesmo assim, é conhecido por gostar muito dos bastidores, o que o levou a estar na direção de campanhas...

Vander sufocado em Tangará da Serra

vander masson 400 curtinha   Se até há poucos dias tudo indicava para uma possível eleição de Vander Masson (foto) em Tangará da Serra, agora a situação ganha novos rumos e se complica para o tucano. O filho do ex-deputado Saturnino vem perdendo o controle do cenário. Nos últimos...

IFMT e novo laboratório pra testagem

deiver 400 curtinha   Numa iniciativa inédita, o Campus do IFMT Cuiabá - Bela Vista, sob o diretor-geral Deiver Alessandro Teixeira (foto), terá um novo laboratório a ser utilizado para análise sorológica da Covid-19, através da pesquisa de IgG e IgM. A obra, orçada em R$ 1 milhão,...

Comitê chama órgãos fiscalizadores

emanuel pinheiro 400 curtinha   Para colocar fim às críticas sobre suposta falta de transparência na aplicação dos recursos transferidos a Cuiabá pelo governo federal com vistas ao enfrentamento à pandemia, o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) determinou que seu secretário de Saúde, Luiz...

PT sob risco de não eleger ninguém

marcos viana 400 curtinha   Mesmo tendo cabeça de chapa para prefeito, no caso o ex-juiz federal Julier Sebastião da Silva, o PT dificilmente elege um vereador em Cuiabá no pleito deste ano. A chapa de pré-candidatos proporcionais é fraquíssima. O "grande" nome do partido é da professora Edna...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.