Blog do Romilson Cuiabá, 26 de Fevereiro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Colniza

Chacina de 9 trabalhadores em Colniza marca ano com “guerra” por terras em Mato Grosso relembre

Por 01/01/2018, 10h:35 - Atualizado: 02/01/2018, 15h:10

selo_retrospectiva2017

Um dos casos de grande impacto em 2017 foi à chacina em Colniza (a 1.114 km de Cuiabá), onde nove pessoas foram assassinadas por conta de uma disputa de terra. O caso ocorreu em 20 de abril, na Gleba Taquaruçu do Norte, na zona rural do município.

A chacina foi cometida no dia 19 de abril e vitimou nove homens com idades entre 23 e 57 anos. Eles estavam em barracos erguidos na área rural quando foram rendidos, torturados e mortos. Dois deles foram assassinados com golpes de facão e os outros sete com tiros de espingarda calibre 12.

Por ser uma área de difícil acesso, sem sinal de telefone e celular, a polícia só foi comunicada da chacina no dia seguinte, quando testemunhas conseguiram chegar até o distrito de Guariba, também em Colniza. Inicialmente, a principal hipótese das investigações era de que os nove homicídios teriam sido cometidos a mando de fazendeiros da região por causa de uma briga por terras.

TVCA

 gleba Taquaru�u do Norte_em Colniza

9 trabalhadores perderam as vidas de forma brutal na Gleba Taquaruçu do Norte, em Colniza, em abril de 2017

Após a chacina, a secretaria estadual de Segurança Público (Sesp) montou força-tarefa para investigação do caso. Equipes de policiais civis, peritos criminais e policiais militares de batalhões especializados, como o Bope, foram enviadas ao município. Três delegados apuraram o caso.

As vítimas foram Francisco Chaves da Silva, 56, Izaul Brito dos Santos, 50, Ezequias Santos de Oliveira, 26, Samuel Antônio da Cunha, 23, Francisco Chaves da Silva, 56, Aldo Aparecido Carlini, 50, Edson Alves Antunes, 32, Valmir Rangeu do Nascimento, 55, Fábio Rodrigues dos Santos, 37, e o pastor da Assembleia de Deus, Sebastião Ferreira de Souza, 57.

Em maio o Ministério Publico Estadual (MPE) denunciou cinco acusados de participar da chacina. Segundo o MP, foram denunciados o empresário do ramo madeireiro Valdelir João de Souza, de 41 anos, apontado como mandante do crime, além do ex-sargento da Polícia Militar de Rondônia Moisés Ferreira de Souza, Ronaldo Dalmoneck, Pedro Ramos Nogueira e Paulo Neves Nogueira, sendo esses dois últimos tio e sobrinho.

Pedro Ramos e Paulo Neves estão presos preventivamente, enquanto Ronaldo está com a prisão preventiva decretada, mas ainda não foi preso. Valdelir Souza está com a prisão temporária decretada e a defesa chegou a negociar a entrega às autoridades policiais, mas isso não ocorreu. Já o ex-policial é procurado por outro crime cometido em Rondônia e, por essa razão, não teve a prisão pedida pela polícia mato-grossense.

Reprodução

chacina Colniza

População local fica chocada com assassinatos em série em gleba

Na denúncia, o MP afirma que os acusados integram um grupo de extermínio denominado “os encapuzados”, conhecidos na região como matadores de aluguel, sendo contratados para ameaçar e executar pessoas. Consta na denúncia que, no dia da chacina, Pedro, Paulo, Ronaldo e Moisés, a mando de Valdelir, teriam seguido até a Linha 15, onde as vítimas estavam.

Em outubro, o juiz Ricardo Frazon Menegucci, da Vara Única de Colniza marcou a primeira audiência de instrução sobre a chacina. Ela foi realizada às 14h de 27 de novembro. Segundo o magistrado, a audiência serviu para ouvir as testemunhas do caso, os peritos que atuaram no caso e, ao final, os réus serão interrogados.

No dia 27 um dos primeiros relatos à Justiça, foi de Darlan e Marduqueu, e duraram mais de 4h, reunindo informações do que viram no dia do crime, dos trabalhos na Associação de Pequenos e Médios Produtores de Taquaruçu do Norte, quem são os chamados “encapuzados”, e como funciona a extração de madeira na região.

Os irmãos Heliovan Gomes da Rocha e Elianei Gomes da Rocha também colaboraram com o processo no sentido de detalhar a realidade local. Por volta de 20h, o policial civil Ricardo Sanches foi ouvido porque conduziu uma das equipes de resgate dos corpos. Vítimas amarradas, com tiros que deixaram as vísceras expostas, caídas de motocicletas e degoladas com fios fizeram parte do cenário encontrado, de acordo com o depoimento.

Já no período noturno da audiência, as testemunhas de defesa Ranigleice Oliveira da Silva, Leandro Machado, Fabiano Thiel, Joacir Alves, Juraci Boa Sorte Pereira, Gilberto Dejair Camara Erbst falaram sobre os réus Valdelir João de Souza, Pedro Ramos Nogueira e Moisés Ferreira de Souza, com quem tinham relações profissionais e pessoais.

Ao fim das oitivas, houve acareação entre três testemunhas: Marduqueu, Leandro e Ranigleice por algumas divergências no depoimento, quanto à data e o local onde o acusado Pedro Ramos estava nos dias 19 e 20 de abril. Uma nova audiência está prevista para março deste ano.

Postar um novo comentário

RECEPTIVIDADE

Prefeito testa e vê boa popularidade

Por 25/02/2020, 22h:33 - Atualizado: 04h atrás

emanuel 680

Iniciando o quarto e último ano de mandato, o prefeito Emanuel Pinheiro resolveu testar a popularidade no meio dos foliões em Chapada dos Guimarães, que foi tomada neste Carnaval por milhares de cuiabanos.

Postar um novo comentário

RUMO AO ALENCASTRO

Senadora cassada vai apoiar agente da PF para prefeito de Cuiabá

Por 25/02/2020, 22h:01 - Atualizado: 04h atrás

selma rafael galvan 680

Rafael Ranalli, agora no PRTB, com senadora cassada Selma Arruda e presidente da Aprosoja Antonio Galvan, hoje

Mesmo cassada por caixa 2 e abuso de poder econômico e ainda ocupando a cadeira no Senado, Selma Arruda (Podemos) segue de pé e disposta a marcar posição nas eleições municipais, nem que seja como cabo eleitoral.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Mário neto | Terça-Feira, 25 de Fevereiro de 2020, 23h35
    1
    3

    Quando o povo quer ninguém segura ranalli na prefeitura...

  • Thiago Jimenez | Terça-Feira, 25 de Fevereiro de 2020, 23h20
    4
    3

    Parabéns Ranalli está no caminho certo com o apoio da senadora Selma não tem para ninguém.

  • Joao do porrete | Terça-Feira, 25 de Fevereiro de 2020, 23h04
    3
    2

    RANALLI UM GUERREIRO SEM ESTRUTURA TEVE QUASE 35.000 VOTOS JÁ OS DEMAGOGOS GASTARAM MILHÕES E NÃO LEVARAM KKKK PARABENS RANALLI VAI PRA CIMA SE ESSA MATÉRIA NÃO FOR FAKES QUE INFELIZMENTE ESSE SITE NÃO ESTÁ ACERTANDO UMA INFORMAÇÃO KKK

SEM MANUTENÇÃO

Parte externa da Arena às escuras causa revolta

Por 25/02/2020, 21h:41 - Atualizado: 03h atrás

Romilson Dourado

arena pantanal 680

Há dois meses, a área externa C da Arena Pantanal está às escuras, o que traz insegurança e transtorno para dezenas de pessoas que diariamente fazem caminhada e outras atividades no espaço multiuso.

Postar um novo comentário

ELEIÇÃO SUPLEMENTAR

Taques quer mesmo tentar Senado

Por 25/02/2020, 18h:21 - Atualizado: 03h atrás

pedro taques 680

Animado pelos apoios que vem recebendo, Pedro Taques está contando as horas para anunciar que será candidato a senador, posto já ocupado por ele durante quatro anos (2011/2014).

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Rodrigo | Terça-Feira, 25 de Fevereiro de 2020, 23h02
    1
    0

    Se o max russi nao sair candidato meu voto e seu com certeza

  • Diego A L | Terça-Feira, 25 de Fevereiro de 2020, 22h29
    2
    2

    Pedrinho, sai mesmo candidato para levar mais uma Lapada dos eleitores Matogrossenses, pela sacanagem que fez no seu governo pífio...

  • Diego A L | Terça-Feira, 25 de Fevereiro de 2020, 22h29
    2
    1

    Pedrinho, sai mesmo candidato para levar mais uma Lapada dos eleitores Matogrossenses, pela sacanagem que fez no seu governo pífio...

ANTES E DEPOIS

Com carimbo governista, Wilson sai do ataque e vai para a defesa

Por 25/02/2020, 09h:06 - Atualizado: 25/02/2020, 09h:11

wilson santos 680

Wilson Santos mediu as consequências. E entendeu que conseguirá "fazer mais política" estando nos braços do governador Mauro Mendes, de quem foi adversário político por décadas.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Dos Santos | Terça-Feira, 25 de Fevereiro de 2020, 11h43
    7
    0

    Não é surpresa nenhuma. Sempre foi assim, vai pra onde esta ventando mais forte.

  • APOLINÁRIO USKNOV | Terça-Feira, 25 de Fevereiro de 2020, 10h40
    12
    0

    QUEREMOS NOVIDADES! Cacarejada agora é a base de caviar. Provavelmente vai conseguir carguinhos para reforçar proventos. Quem votou nesse "quinta coluna", deve estar se perguntando: "que pilantra é esse?" Mas quem reclama de não saber quem é esse frango, é porque nunca quis realmente enxergar, pois esta ai a anos fazendo "kaka" para o povo e se beneficiando sempre.

  • Marcelino | Terça-Feira, 25 de Fevereiro de 2020, 09h46
    17
    1

    O que o apoio moral não faz né Na verba indenizatória dos políticos deveria existir Auxílio Óleo de Peroba

BENESSES DO PODER

A vida boa do presidente da AMM

Por 24/02/2020, 18h:41 - Atualizado: 25/02/2020, 09h:23

neurilan fraga 680

Neurilan Fraga, que usa em demasia a estrutura da AMM para se projetar politicamente - primeiro tentou, sem êxito, candidatura a deputado federal em 2018 e agora sonha em concorrer ao Senado -, elevou o próprio salário.

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • marta | Terça-Feira, 25 de Fevereiro de 2020, 20h57
    1
    0

    é mais um dançando bonito com dinheiro publico.

  • João plenario | Terça-Feira, 25 de Fevereiro de 2020, 19h15
    0
    0

    Maria Z G, é lamentável, li a sua mensagem, no meu entender, somos nós o povo de uma forma geral que devemos mudar, será que fazemos tudo certo? So sabemos falar mal de políticos, policiais, justiça, saúde, etc, mas nos fazemos certo, cumprimos com a nossa obrigação, ou " Só defendo aquilo que é bom para mim, ou crítico aquilo que me prejudica, ou seja eu quero só oque é bom dia para mim." Então vamos refletir..........

  • Diego A L | Terça-Feira, 25 de Fevereiro de 2020, 18h08
    8
    0

    Isto é um vírus que contaminou a família, o Zé Domingos irmão dele nem candidato saiu na última eleição para sair do senário de investigações, ele também aparece nos vídeos recebendo propina, mas está com cargo e salário alto lá na assembleia, isto é uma festa junina os políticos dançando quadrilha e os trabalhadores bancando isto, entendam a ironia, políticos sem vergonhas...

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2497