Blog do Romilson Cuiabá, 18 de Fevereiro DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

Retrospectiva

Cantoras, artistas e atletas de Mato Grosso agitam ano na cultura e esporte estaduais relembre casos

Por 01/01/2018, 09h:40 - Atualizado: 01/01/2018, 09h:42

selo_retrospectiva2017

A cultura e o esporte mato-grossenses tiveram um ano absolutamente movimentado em 2017. Teve de tudo um pouco, mas na música, quem deu as cartas foram mesmo as mulheres. A dupla Maiara e Maraísa ultrapassaram logo no começo do ano a marca de 1,3 bilhão de views no YouTube (além de incontáveis shows, claro), a cantora Dora Rosa gravou disco de samba no Rio de Janeiro e entrou no circuito nacional e, para fechar o ano poderoso das mulheres, Bruna Viola foi indicada (e ganhou) um Grammy Latino.

Também teve a vinda pela primeira vez do lendário Balet Kiev, um verdadeiro boom da literatura mato-grossense (com lançamentos acima do planejado em outros anos), gravação de série de televisão infantil de autor mato-grossense no Pantanal, estreia de personagem criado nos quadrinhos e ruas de Cuiabá virando série regular da Rede Globo nacional, polêmicas quanto à destinação de verbas públicas, um artista cuiabano sendo escolhido para criar capa dos Simple Minds, enfim, muita arte e destaque nacional e mundial como jamais se viu.

Reprodução

maiara-e-maraisa

 Dupla Maiara e Maraísa explodiram em 2017 com sucessos sertanejos

No esporte não foi diferente: duas se sagraram campeãs mundiais (de muay thai, Stephanie Cristini) e canoagem (Ana Sátila). Os homens também trouxeram medalhas de mauy thai e kickboxing, além de surgirem promessas de medalha e novos títulos mundiais. A nota triste ficou por conta do rebaixamento do Luverdense á Série C do Brasileirão, já no fechamento do ano. Confira abaixo os principais acontecimentos deste ano que vai pra nunca mais.

Em janeiro, as mato-grossenses e irmãs Maiara e Maraísa ultrapassaram o 1 bilhão e 200 milhões de visualizações no YouTube -- as irmãs gêmeas mato-grossenses são uma das maiores duplas de música sertaneja formadas por mulheres do país. Para se ter uma ideia do tamanho do sucesso delas, o vídeo da música Você Faz Falta Aqui, gravado ao vivo, obteve 25 milhões de visualizações no Youtube em apenas um mês. Ou seja, 830 mil views, mais ou menos, por dia.

O mês de fevereiro começou com o agronegócio de Mato Grosso sendo centro de polêmica no carnaval! Uma vez mais Mato Grosso se viu no meio de uma polêmica envolvendo um samba-enredo de escolas da elite do Carnaval carioca (há alguns anos, Cuiabá fora enredo mediante patrocínio da Prefeitura à Mangueira e muitos acharam isso um absurdo). O coro dos aviltados começou depois da divulgação do samba-enredo da escola de samba Imperatriz Leopoldinense, Xingu, o Clamor que Vem da Floresta, cujo tom crítico desagradou produtores rurais.

Maio chega recebendo o escritor Pepetela durante a Festa Literária em Chapada, nos dias 12 e 13 de maio, uma programação extensa incluía homenagens ao escritor angolano Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, o Pepetela, e ao poeta mato-grossense Ivens Cuiabano Scaff. Foi a segunda edição da feira, frequentada por quase 40 mil pessoas nos dois dias. O entrevistou Pepetela com exclusividade. 

Em julho, a série infantil televisiva de 26 capítulos produzida em Mato Grosso -- Pantanal e Outros Bichos, escrita por Luck P Mamute, dirigida pelo pai dele, Amaury Tangará, e estrelada pela sobrinha do primeiro e neta do segundo, Isis nasceu de uma proposição familiar – primeiro entre pai e filho, na criação do argumento e roteiro, depois na escolha dos personagens, entre tio e sobrinha –  começou a ser rodada. Totalmente ambientada no Pantanal, a obra deve ser exibida neste primeiro semestre de 2018.

Reprodução

dora rosa

Cantora Dora Rosa grava som de samba e lança CD  "Vento Bom" no Rio de Janeiro

Conhecido como mês do cachorro louco, agosto não trouxe mau agouro pra cantora de samba cuiabana Dora Rosa, que lançou CD no Rio de Janeiro e foi recebida pelos bambas da capital mundial do estilo. Ela gravou seu primeiro disco, Vento Bom, com o produtor e maestro Wanderson Martins, que produz, acompanha e toca com gente como Martinho da Vila. 

Dona de uma tradição de 150 anos, a Cia de Ballet de Kiev (Ucrânia)  realizou duas sessões na capital, dentro do Teatro Zulmira Canavarros. Foi oportunidade rara de conhecer o trabalho de um dos mais conceituados e antigos corpos de baile em atividade, fundado dentro da tradição de maior disciplina desse ramo da arte no mundo, a escola russa. O Balé Nacional da Ucrânia, comemorava seu século e meio de existência com espetáculoo de renda revertida à Santa Casa de Cuiabá.

 Uma parteira de 104 anos contou sua história de vida ao em setembro passado. Como suportar e entender a brevidade da vida quando ela muda de perspectiva e parece muito mais longa do que diz toda a gente e, pior ainda, do que esperava o próprio ser humano cuja existência atravessou, então, mais de um século? É a pergunta que faz a si mesma praticamente todos os dias dona Francisca Correia da Costa, a Vó Chica, benzedeira, parteira, raizeira e anciã mais antiga de Chapada dos Guimarães. Dona de um corpo completamente em forma, ela passou quase toda a entrevista em pé e ignorando solenemente os pedidos para que se sentasse. (Leia o resto do perfil dela aqui)

A cantora, compositora e violeira Bruna Viola é indicada e ganha o Grammy Latino -- com uma trajetória vitoriosa dentro da música sertaneja de raiz, a cuiabana Bruna Viola teve seu álbum mais recente, Melodias do Sertão, indicado ao maior prêmio da música mundial, o norte-americano Grammy Latino. A notícia foi dada pela própria Bruna em sua fan page no Facebook e orgulhou mato-grossenses amantes ou não de música sertaneja.

Uma feira literária foi anunciada e cancelada dias depois em outubro deste ano. Chamada de LiteraMato, foi lançada numa segunda de uma semana e oficialmente adiada na semana seguinte, um sábado. Vários escritores informavam pelo Facebook suas participações em rodas de literatura. Assim como voltaram à mesma mídia social para lamentar o ocorrido. A Casa de Guimarães alegou "questões técnicas e operacionais" para adiar o evento. A Secretaria de Cultura mal se manifestou.

Ainda sobre literatura e em outubro, a entrega do prêmio MT de Literatura aconteceu um ano depois do previsto e somente após várias idas e vindas, polêmicas com autores reclamando em mídias sociais e desencontros na comunidade literária. A entrega do certame realizado em 2016 ocorreu no Salão Nobre Cloves Vetoratto, dentro do Palácio Paiaguás. 

"O Brasil precisa saber que literatura brasileira de boa qualidade está sendo feita em Mato Grosso", mas deu uma escorregada quando defendeu que quem tem de avaliar as obras são pessoas daqui, que conhecem os autores daqui. Especialmente porque muitos desconfiavam da isenção desses "professores daqui (no caso, da Unemat)" ao analisar obras de pessoas que eles conhecem e com quem convivem cotidianamente.

Um cuiabano de 31 produziu a capa do novo disco dos Simple Minds, lenda do rock britânico, em novembro deste 2017.  Heitor Magno viu algumas de suas obras alcançarem reconhecimento mundial depois de ser sondado por uma banda de rock pesado para fazer uma capa, mas acabar sendo escolhido (com um dos trabalhos da série Glitch Yourselfie) para estampar o mais novo disco dos Simple Minds, Walk Between Worlds, a ser lançado em fevereiro de 2018. Ele contou detalhes ao . Também realizou várias exposições ao longo do ano e foi publicado por revistas europeias.

Em novembro, Gabriel Ribeiro Pariz Barbosa, que tem por volta de 1,35m de altura, cabelo loiro, olhar inquieto e um tanto ansioso chamou a atenção dos leitores deste site por adorar falar sobre livros variados, de literatura fantástica, de ficção científica, histórias em quadrinhos, filmes de super-heróis, videogames, constelações, o espaço e até de buracos negros.

Reprodução

bruna viola

Cantora, compositora e violeira Bruna Viola é indicada e ganha Grammy Latino

O contou a história do legítimo nerd menino, do tipo que começou a ler muito cedo, aos quatro anos de idade. Tem perfil no Instagram, fan page no Facebook, dá dicas no canal da loja patrocinadora dele no YouTube e recebe livros de pelo menos duas editoras nacionais para fazer resenhas. À parte tudo isso, mais o jeito seguro de falar e as frases de bate-pronto, Biel para os íntimos faz todas essas coisas do alto de seus pouquíssimos nove anos de idade.

Escritor de Cuiabá tem História em Quadrinhos criada na capital adaptada para série da Rede Globo -- O goiano de Jataí Wander Antunes tem 51 anos, dos quais pelo menos 35, inclusos infância e adolescência, foram passados aqui em Cuiabá. Também foi aqui que ele descobriu, desenvolveu e se profissionalizou em sua arte: a de escrever histórias, especialmente para quadrinhos. Recentemente, seu maior nível de reconhecimento nacional até agora chegou -- uma de suas séries de HQs foi adaptada como série audiovisual pela Rede Globo. 

Em Cuiabá, onde viveu a maior parte da vida, nos bairros Santa Isabel e Boa Esperança, ele criou As Aventuras de Zózimo Barbosa: O Corno que Sabia Demais rebatizada para Cidade Proibida, cuja primeira temporada foi exibida às terças (e cuja segunda temporada foi confirmada pela rede de televisão carioca).

Casa de Bembem vai ao chão -- Era a madrugada de um domingo (dia 10 de dezembro), quando um temporal desceu sobre Cuiabá e as lonas de contenção colocadas em cima do casarão histórico da família Palma, mais conhecida como Casa de Bembem, foram insuficientes para manter o barro nas formas de adobe, que voltaram ao seu estado natural e boa parte da história retesada por ele acabou por ir abaixo.

Reprodução

Cia de Ballet de Kiev

 Cia de Ballet de Kiev (Ucrânia) realizou duas sessões dentro do Zulmira Canavarros

Esporte

Atletas mato-grossenses conquistaram títulos de campeões mundiais de Muay Thai ao competir no Pro-am. Alexsandro Soares Oliveira, o Alex Cobra, venceu na categoria até 63 kg, e Stephanie Cristini,  cuiabana de apenas 17 anos, também foi campeã na categoria até 50kg. Outro representante de Mato Grosso, Gilvan Alves Junior, 30 anos, conseguiu o vice-campeonato mundial da categoria peso-pesado. A importância do título, além de ser mundial, advém do alto nível técnico dos competidores, pois além de ser realizada na pátria da arte, é promovido pela Federação Muay Boran Mundial (W.M.B.F.). Gilvan Junior e Stephanie Cristini.

Foi numa sexta de maio, dia 12, que a jovem nadadora Cibelly Renata Martins, 14 anos, residente em Sinop voltava de sua primeira competição internacional, o Campeonato Sul-Americano Juvenil de Natação, realizado em Cali, na Colômbia, entre os dias 16 e 24 de abril. A garota conquistou a medalha de ouro na categoria revezamento 100 metros livre, e o 5ª lugar na prova individual nos 50 metros livre. Chegou bem perto de índices olímpicos e a expectativa é que ela os alcance no máximo até 2020, ano das Olimpíadas de Tóquio, no Japão.

Diante de 11 mil pessoas, Brasil derrota EUA e garante vaga na final do Grand Prix -- em uma arrancada começada aqui em Cuiabá, a Seleção Brasileira Feminina de Vôlei conseguiu sair de um momento difícil e acabar por sagrar-se campeã do Grand Prix de Vôlei na China, uma semana depois. Quando aqui estiveram, as meninas chegaram com todas as esperanças, mas com um pouco de descrença quanto à capacidade de encaixar três vitórias seguidas para seguir na competição. Foi o que fizeram aos olhos de públicos recorde em partidas (média de 10 mil) contra os Estados Unidos e a Holanda, no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá. 

Mato Grosso tem outro campeão mundial de artes marciais em outubro. José Vaz Neto, o Zé Eskiva, tem 26 anos, apenas três destes dedicados à prática de artes marciais e ainda assim pelo menos que 20 premiações, entre medalhas e cinturões de campeonatos estaduais, brasileiros e mundiais (as mais recentes conquistadas em Birmingham, Inglaterra, entre 20 e 22 de outubro, e Carrara, Itália, de 25 a 29) de kickboxing e muay-thai. Lá, ele conquistou três medalhas: duas de ouro e uma de bronze, num kumitê com 4 mil atletas, vindos de 100 países, sendo ele o único representante do Brasil. 

Canoísta de 21 anos consegue novos feitos inéditos na carreira -- O ano de 2017 foi excelente para diversas pessoas, mas especial mesmo ele foi para Ana Sátila Vieira Vargas, canoísta de apenas 21 anos, nascida em Primavera do Leste, que conseguiu durante estes quase 365 dias superar resultados ruins nas olimpíadas do Rio, conquistar duas medalhas no mundial de canoagem slalom na França e enfim recolocar seu nome no seleto grupo de atletas do mundo inteiro a atingirem índices olímpicos em suas modalidades esportivas. Trouxemos a história dela em novembro.

O último mês do ano chegou com uma notícia triste para o esporte mato-grossnese, pois o Luverdense está rebaixado e acabou com o sonho de ter um time mato-grossense na elite do futebol brasileiro após três temporadas. A saga da Luverdense na série B do Campeonato Brasileiro terminou quando o time de Lucas do Rio Verde, fundado em janeiro de 2004, não passou de um empate com o Guarani de Campinas-SP. Vai disputar a série C do Brasileirão. Como prêmio de consolação, será um dos representantes de Mato Grosso na Copa do Brasil deste ano.

Postar um novo comentário

ELEIÇÃO SUPLEMENTAR

Bloco centro-esquerda terá pesquisa como critério por nome ao Senado

Por 17/02/2020, 22h:42 - Atualizado: 06h atrás

bloco patio max 680

Reunião nesta 2ª com representantes partidários, como Pátio, Barranco, Max, Lúcia, Gisela, Paola, Miranda e Aluízio

Isolados ou em grupos, autorizados ou não por seus partidos, militantes estão intensificando as reuniões em busca de alianças e definição de candidaturas à eleição fora de época, para o Senado, em 26 de abril.

Postar um novo comentário

GUERRA POR AUDIÊNCIA

TV Vila Real dá o troco e busca novo apresentador por R$ 80 mil

Por 17/02/2020, 20h:05 - Atualizado: 06h atrás

alexandre mota 680

Alexandre Mota se torna o apresentador mais bem pago da televisão mato-grossense. A Vila Real de Cuiabá, afiliada da Record, o contratou por R$ 80 mil mensais, além de ajuda de custos, para apresentar o tradicional programa policial Cadeia Neles!.

Postar um novo comentário

ELEIÇÃO SUPLEMENTAR

Abicalil vai mesmo encarar Senado

Por 17/02/2020, 15h:55 - Atualizado: 17/02/2020, 16h:01

carlos abicalil 680

O PT vai mesmo lançar o ex-federal Carlos Abicalil à suplementar ao Senado marcada para 26 de abril. Seu nome será oficializado no próximo dia 28.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • jj | Segunda-Feira, 17 de Fevereiro de 2020, 17h09
    5
    2

    ave maria!

  • elias | Segunda-Feira, 17 de Fevereiro de 2020, 16h37
    7
    9

    Melhor nome

  • Fernanda | Segunda-Feira, 17 de Fevereiro de 2020, 16h26
    11
    8

    Essa candidatura já nasce morta.

PESO PRESIDENCIAL

Bolsonaro chega de carreta na BR-163 e sob aplausos veja

Por 17/02/2020, 10h:16 - Atualizado: 17/02/2020, 10h:28

bolsonaro 163 680

Não é à toa que os principais pré-candidatos ao Senado brigam pelo apoio de Jair Bolsonaro. Quem o atrair para o palanque, transformando-o no principal cabo eleitoral na suplementar de abril, terá dado passo importante à vitória.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • elias | Segunda-Feira, 17 de Fevereiro de 2020, 16h38
    3
    8

    Oportunista...inaugurando obra de outros governos...

  • Tcha | Segunda-Feira, 17 de Fevereiro de 2020, 13h42
    7
    6

    Levando claque , qualquer ganha aplauso.

  • alexandre | Segunda-Feira, 17 de Fevereiro de 2020, 12h53
    12
    8

    Porque que o lula não fez ?

Câmara de Cuiabá

Abílio aposta últimas fichas no relatório da CCJ e tenta se salvar

Por 17/02/2020, 10h:05 - Atualizado: 17/02/2020, 16h:46

Rodinei Crescêncio

abilio_junior

Com a corda no pescoço, o vereador Abílio Júnior aposta suas últimas fichas no parecer da Comissão de Constituição e Justiça. Lá, entende ter dois aliados, na batalha para não ser cassado, Kero Kero (PSL)  e  Lilo Pinheiro (PDT).

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • kamila Araújo | Segunda-Feira, 17 de Fevereiro de 2020, 14h46
    8
    4

    Abilio, que decepção, perdi meu voto...decepção geral, moleque, uma criança mimada, agora volta de novo pro Grande Templo e receber aquele salario grande que recebia. e pior ne paga com nossos dizimos,

  • eleitor cuiabano | Segunda-Feira, 17 de Fevereiro de 2020, 14h25
    2
    2

    Juca do guaraná????que tiveram rusgas esses dias??? Adilson levante que é irmão de Oséas Machado...??? vixxi...Apela por AQUELE lá de cima bem melhor.

ELEIÇÃO SUPLEMENTAR

Contra tese de Lúdio, majoritário petista tenta levar Abicalil à disputa

Por 16/02/2020, 18h:01 - Atualizado: 17/02/2020, 11h:50

carlos abicalil 680

Em resolução política assinada hoje, após encontro do diretório estadual, o PT decidiu por candidatura ao Senado e a tendência é que seja o ex-federal Carlos Abicalil.

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • Alberto | Segunda-Feira, 17 de Fevereiro de 2020, 13h02
    0
    0

    Alberto, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Reginaldo Pinheiro | Segunda-Feira, 17 de Fevereiro de 2020, 12h25
    4
    6

    Vai perder porque é do PT. Candidato bom para Mato Grosso é candidato comprometido com o movimento " MUDA SENADO". O que é bom para Wellington, para os Campos e para Abicaliu com certeza não é bom para Mato Grosso. Taques não é o melhor candidato, mas, é melhor que qualquer um desses, se não foi bom governador, mas, foi excelente senador.

  • alexandre | Segunda-Feira, 17 de Fevereiro de 2020, 08h45
    10
    4

    vai perder de qualquer jeito..

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2492