Judiciário

Sexta-Feira, 11 de Março de 2016, 08h:12 | Atualizado: 11/03/2016, 15h:11

Sodoma 2

Defaz deflagra Sodoma 2 e cumpre 20 mandados; ex-secretário alvo

A Delegacia Fazendária deflagrou na manhã de hoje (11) operação de busca e apreensão referente a segunda fase da Sodoma. Mas a assessoria vai passar mais informações somente no final da manhã. 

Sobre a Sodoma, atualmente, há dois inquéritos recém-abertos. Um deles, apura aquisição ilegal de imóveis supostamente com recursos provenientes de propina e desvio de verba. O outro, investiga transações entre construtoras, o governo e a Petrobras. Em junho de 2014, o Ministério Público, por meio da 14ª Promotoria Criminal Especializada na Defesa da Administração Pública e Ordem Tributária, notificou Petrobras Distribuidora e as pastas para que cessassem às transações.

Sodoma I

A Operação Sodoma I foi desmantelada em setembro do ano passado pela Delegacia Fazendária. Na ocasião, foram presos o ex-governador Silval Barbosa (PMDB) e os ex-secretários da Casa Civil Pedro Nadaf e da Fazenda Marcel de Cursi.

Eles são acusados de fraudes no sistema de incentivos fiscais do Estado, além de também terem cobrado propina do empresário João Batista, delator do esquema. O dinheiro seria usado para pagar dívidas de campanha.

Às 9h21 - Ex-secretário é alvo

O ex-secretário de Administração e ex-presidente do MT-Par, Cesar Zílio, seria um dos alvos. Segundo informações preliminares, 5 pessoas foram presas, outras 4 foram levadas coercitivamente para a Defaz.

Além disso, 11 mandados de busca e apreensão também são cumpridos. Nos bastidores, a informação é de que o dono de uma gráfica foi conduzido à Defaz para prestar esclarecimentos.

Silval e 4 ex-secretários investigados por pagamentos ilegais da Petrobrás

 

INÍCIO
ANTERIOR
1 de 4
Atualização Automática: LIGADA | DESLIGADA
  • 15h:04

    Wellington Sabino

    evandro_sodoma

    Evandro, de camisa, deixa a sede da Defaz ao lado do advogado Fábio Lessa

  • 15h:03

    Evandro acaba de deixar a sede da Defaz, não quis conversar com a imprensa. Apenas disse que foi questionado sobre o terreno.

  • 13h:48

    Sobre novas prisões, o delegado diz que vai analisar o material apreendido para saber se haverá outras detenções. Quanto a César Zílio, Lindomar afirma que não sabe se o ex-secretário será ouvido ainda hoje, pois cinco pessoas foram conduzidas coercitivamente e apenas duas foram ouvidas até agora. “A prioridade é ouvir estas pessoas. Em relação à prisão, temos 10 dias para concluir”.

  • 13h:47

    O delegado conta que vão interrogar os responsáveis destas empresas para descobrir, de fato, como este processo ocorria, pois, segundo ele, há indícios de que faziam o contrato e pegavam propina. Entretanto, ressalta que vão juntar mais elementos para consolidar isso. Lindomar ainda confirma que os fatos ocorrerem na época que o secretário comandava a SAD.

  • 13h:47

    De acordo com o delegado, os cheques apreendidos referentes ao pagamento da venda de terreno na avenida Beira Rio, foram encontrados na casa do empresário Willians Paulo. Explica que parte dos cheques foi adquirida por meio de propina de Pedro Nadaf. Outra parte foi levada até César Zílio por empresas que celebraram contrato com o Estado.

  • 12h:48

    Delegado Lindomar revela detalhes das investigações conduzidas pela Defaz. Ele revela que são apurados crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro. O valor do terreno comercializado, supostamente para atender o grupo, é de R$ 13 milhões, de propriedade de 5 pessoas. Entre elas, está o filho do senador Blairo Maggi, André Maggi.

     

     

    Para ouvir todo o áudio, clique no botão, acima, "desligada" (da atualização automática) 

     

     

  • 12h:32

    O jurista revelou ainda que Willians adquiriu um imóvel. "Agora, não sei de quem, mas ele tem, com certeza, todos os documentos que comprovam o pagamento", ponderou. Questionado se a compra seria de imóvel de propriedade de Zílio, o jusrista reclama: "a imprensa tem mais informações do que a gente é que advogado". Darlan confirma ainda que foram cumpridos mandados de busca e apreensão na casa e na empresa de Willians.

  • 12h:21

    Segundo o advogado de Willians, a empresa do cliente trabalha com a segurança dos software para empréstimos consignados feitos aos servidores. Pondera que  não tem conhecimento que o cliente tenha feito empréstimos para os funcionários. "Não temos dados da acusação que está sendo feita. Segundo o delegado, ele não vai ser ouvido hoje. A polícia não tem estrutura para ouví-lo", disse, não escondendo a indignação.  Ainda segundo ele, o vínculo do cliente é com os bancos e não com o governo.

  • 12h:20

    O empresário é dono da Consignum – empresa de empréstimo consignado para servidores públicos.

  • 12h:20

    Willians Paulo acaba de deixar à sede da Defaz. Ele segue para o IML, onde faz exame de corpo e delito e, depois, será levado para o Carumbé - já que não tem ensino superior. Ao deixar o local, o empresário disse aos jornalistas que ainda não foi interrogado.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • João Moessa de Lima | Sexta-Feira, 11 de Março de 2016, 20h53
    0
    0

    Quero ver onde o governo vai conseguir recursos financeiros para ampliar sistema prisional de bacanas.

  • Marco Antonio | Sexta-Feira, 11 de Março de 2016, 19h31
    1
    0

    Defaz , vocês deveriam convocar os ex servidores da mtpar vai aparecer um monte de coisas que esse rapaz fez, e já tem uma denúncia no MP.

  • Abel Marques | Sexta-Feira, 11 de Março de 2016, 11h09
    0
    0

    Abel Marques, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • JOAO BATISTA DA COSTA | Sexta-Feira, 11 de Março de 2016, 10h31
    3
    0

    Muitos, assim como Varzea Grande, ainda não acreditam que o MPE mudou e que está trabalhando em prol do estado e da sociedade e quando essas investigações atravessar a ponte, muita gente vai ter que dormir de sapato, é só aguardar.

Acerto pra Pivetta se filiar ao Podemos

alvaro dias curtinha   Mais uma demonstração de que o senador Álvaro Dias (foto), líder do Podemos no Congresso, está ignorando a pré-candidatura ao Senado do seu próprio colega de partido, deputado José Medeiros. Álvaro já acertou com Pivetta apoio na disputa à...

Critério para definir candidatura em VG

fabio tardin 400 curtinha   O presidente da Câmara de Várzea Grande e filiado ao DEM, Fabinho Tardin (foto), sonha com a cadeira de prefeito, mas não tem apoio dos Campos para concorrer à sucessão municipal. Como Lucimar Campos não pode buscar o terceiro mandato seguidamente, o grupo liderado pelo senador...

Prefeito de Lacerda, projeto e derrota

alcino curtinha 400 pontes e lacerda   O prefeito de Pontes e Lacerda, Alcino Pereira Barcelos (foto), resolveu dar de ombro para a Câmara Municipal sobre um projeto de grande alcance social e perdeu feio na queda-de-braço. Contrariando a vontade do prefeito, os vereadores aprovaram a proposta, apresentada pelos colegas Pedro Vieira e...

MPE antes e depois de Maluf no TCE

jose antonio borges 400 curtinha   Antes, membros do MPE fizeram esforço para impedir a nomeação de Guilherme Maluf como conselheiro do TCE, sob argumento de que não detinha notório saber jurídico, contábil, econômico e financeiro e ainda carrega vários processos judiciais nos ombros....

Fatura por média e multa à Energisa

thiago 400 ager curtinha   Após fiscalização no 2º semestre do ano passado, a Ager-MT multou em R$ 14,4 milhões a Energisa. Descobriu-se irregularidades na área comercial da concessionária de energia. Thiago Bernardes (foto), coordenador Regulador de Energia da Agência, explica que, no trabalho...

PS-VG e revolta por falta de médicos

marcondes curtinha 400   Principal calcanhar de Aquiles do 2º maior município do Estado, que registra hoje cerca de 200 mil habitantes, o Pronto Socorro de Várzea Grande não está recebendo pacientes ortopédicos e nem ginecológicos em sua porta de entrada. É que a unidade não tem...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Sobre a senadora Selma Arruda, que teve mandato cassado por caixa 2 e abuso de poder econômico, você acha que ela foi...

ingênua

corrupta

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.